terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Bosque Bem-estar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz


Num sábado, visitamos o Bosque Bem-estar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz localizado no bairro Paraíso em São Paulo. Sua área compreende cerca de 2.000 m² e conta com pista de caminhada e deck para atividades físicas, sendo criado em 2017. O espaço tem o objetivo de proporcionar a pacientes, médicos e colaboradores uma opção para a prática de exercícios físicos e relaxamento em meio ao ar puro. 


Bosque Bem-estar

Horário de funcionamento

Sempre aberto

Localização
Rua Treze de Maio, 1815, Paraíso, São Paulo - SP

Ver no mapa
Como ir ao Bosque Bem-estar

  • Ônibus - linhas 475M-10 (Jardim Saudade x Terminal Amaral Gurgel), 5106-10 (Jardim Selma x Largo São Francisco), 5791-10 (Eldorado x Metrô Vergueiro) e N840-11 (Terminal Vila Mariana x Sta. Cecília). Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
  • Carro - consulte o mapa para traçar seu roteiro.


O que há no Bosque Bem-estar

Atualmente, 65% do Bosque Bem-Estar é composto por espécies nativas e mantém viva a história e a missão da Associação Hospital Alemão.

Ao reunir exemplares de árvores nativas e ameaçadas de extinção, o bosque possui um sistema de gestão digital para realizar inspeções, análises, avaliações de risco da queda de árvores, integração com o processo de licenciamento ambiental e controle operacional das atividades de manejo.

Com a segurança oferecida pela tecnologia e pelo cuidado dos times de paisagismo e jardinagem do hospital, o bosque é aliado na jornada de cura dos pacientes, que, segundo a instituição, permite caminhadas ao ar livre.


restaurantes e lanchonetes no interior do hospital,  que vendem alimentos e bebidas.

Fauna
Foram observadas várias espécies de aves (beija-flores, bem-te-vis, pardais, etc.) que estão presentes nesse fragmento de Mata Atlântica.

Flora
Entre as espécies encontradas, os 18 exemplares de palmito-juçara – árvore da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente –, catorze exemplares de palmeira-seafórtia, doze de pitangueira e dez da palmeira ornamental areca-bambu, são destaque na coleção.

A manutenção diária do espaço, que também é lar de espécies como embaúba, jasmim-manga, ipê amarelo, amoreira, goiabeira, abacateiro, cedro, nespereira e flamboyant, é conduzida por uma equipe de jardineiros para garantir a funcionalidade e estética do bosque. Os profissionais também são responsáveis por “convidar” pássaros como beija-flores e bem-te-vis através da disposição de comida e água em pontos estratégicos, tornando o bosque um espaço de convívio e saúde entre meio ambiente, animais e pessoas.

História do Hospital e do Bosque Bem-estar

No fim do século XIX, o jardim abrigou diversas festas e piqueniques organizados pelas 300 famílias imigrantes da Associação Hospital Alemão. Esses encontros buscavam angariar fundos para a construção de centro médico e assim, retribuir aos paulistanos o acolhimento aos estrangeiros. O objetivo seria finalmente atingido em 1923. Ainda que seja aberta ao público geral, a área verde é destinada principalmente aos pacientes internados no hospital. Ali, eles costumam passear e realizar atividades como ginástica funcional e ioga. 

A “Associação Hospital Alemão” foi fundada em 1897 pelo Cônsul Honroso da Alemanha Anton Zerrener, juntamente com a Comunidade de Imigrantes Alemães. A intenção era a construção de uma instituição de saúde para atender as pessoas da colônia alemã e a população local.

Para a construção do Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi comprado, em 1905, o terreno com área de 23.550 m2 perto da Avenida Paulista. Foram realizadas campanhas para se conseguir iniciar as obras do projeto do hospital, assinado pelo arquiteto alemão Curt Hildebrand. O prédio construído tem características rurais apropriadas para aquela época, possui telhado de telhas de barro, que perduram até hoje.

O HAOC passou por várias etapas de construção, começando pelo primeiro pavilhão, que hoje é chamado de Torre A, até chegar à década de 1980, na qual começaram os investimentos para a renovação e modernização do complexo hospitalar. 

O primeiro prédio teve a sua obra concluída no ano de 1923, iniciando o funcionamento neste mesmo ano, com um total de 50 leitos. A obra deste pavilhão hospitalar contava com uma arquitetura arejada para os padrões da época, pois trazia características das casas de fazenda, com suas janelas altas, fachada avarandada e telhado de telha de barro. 

Um diferencial do HAOC, destacando a área externa do hospital, em relação a outros hospitais, é o fato de poder ter aproximadamente 300 árvores e outras espécies de flores espalhadas pelos jardins. Sendo que, parte destes jardins formam o bosque “Bem-estar”, uma área voltada ao lazer para pacientes, colaboradores e profissionais da área de saúde, para a prática de atividades físicas e de relaxamento, numa área de 2.000 m2. O antigo pavilhão de 1897 está contemplado na Resolução CONPRESP 22/2002, que trata do tombamento do Bairro da Bela Vista . 

 
Vale a pena no Bosque Bem-estar

  • Caminhar pelas alamedas existentes, observando as  áreas verdes com árvores nativas e o cantar de pássaros presentes e
  • Exercitar-se na área apropriada que é um deck próprio para tal.

Vejam fotos do Bosque Bem-estar feito na visita
 

Confiram vídeo do local

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site