Voltamos ao Parque Burle Marx, na Av. Dona Helena Pereira de Morais, 200, Vila Andrade na zona sul de São Paulo. O parque tem atrações para toda a família, como brinquedo inflável, playgrounds, locais de piquenique e trilhas em um trecho remanescente de Mata Atlântica, além dos jardins do paisagista Burle Marx. Há opções de comidas e bebidas aos fins de semana. Os pets e bicicletas são proibidos no parque.
- O Áreas
Verdes das Cidades – Guia de Parques também está no Instagram, TikTok e Facebook -
com novidades sobre parques
do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e
bem-estar!
Parque Burle Marx Horário de funcionamento 7h as 19h |
| Telefone (11) 3746-7631 |
| Endereço Avenida Dona Helena Pereira de Morais, 200, Vila Andrade Ver no mapa |
Como ir ao Parque Burle Marx
Ônibus
6291-10 – Inocoop Campo Limpo
6200-10 – Terminal Santo Amaro
6451-10 - Terminal Capelinha
6403-10 - Terminal João Dias
609F-10 – Chácara Santana
807P-10 – Santo amaro
O site da SPTrans tem mais opções para verificar.
Metrô
Estação Chácara Klabin (linha lilás) – é necessário pegar um ônibus 807P-10 – Santo Amaro ou caminhada de 25 minutos
Carro
Trace seu roteiro no link mapa
Há estacionamento pago (entrada pela Avenida Dona Helena Pereira de Morais antes da entrada principal).
Atenção, o Parque Burle Marx não é pago - não há ingresso, sua entrada é gratuita.
O que fazer no Parque Burle Marx
O parque é uma das poucas opções de áreas verdes na região e tem importância fundamental para lazer ao ar livre e pela reserva de Mata Atlântica preservada.
O gramado central e o playground para as crianças são áreas bem legais. Atualmente há um brinquedo inflável gigante com pula-pula e escorregadores (atração paga) próximo à entrada do parque.
O parque é uma bela atração também para pessoas que desejam praticar caminhadas e corridas por suas 3 trilhas com níveis de esforço diferentes:
- Trilha dos Sabiás - 348 metros de extensão com nível fácil
- Trilha dos Pica-paus – 842 metros de extensão, com nível médio
- Trilha dos Saguis – 1050 metros de extensão, com nível difícil
O Jardim Burle Marx reúne o jardim xadrez e um conjunto de esculturas do painel de altos e baixos relevos, além dos espelhos d'água foram projetados pelo paisagista que dá nome ao parque. O pergolado pode ser alugado para eventos (capacidade de 300 pessoas).
O parque também tem Viveiro, horta e espaços para piquenique (Mata Atlântica, Jabuticabeira e Jabuticabeira II) que também podem ser alugados para eventos e reuniões.
Os quiosques na entrada no parque vendem alimentos e bebidas. Há food trucks todos os sábados e domingos (inclusive feriados) das 10h às 18h.
Atenção! São proibidas bicicletas com aros maiores que 16, skates e patins.
São proibidos cachorros no parque, mas há um espaço pago com atividades para deixar os cães, o dog club Hou House (pago), próximo ao estacionamento.
Várias atividades culturais e esportivas são desenvolvidas no parque: são gratuitas e não é necessário se cadastrar antes, mas serão canceladas se chover. Para consultar a programação, visite o Instagram oficial aqui. Sempre confirme antes de sair de casa no telefone 11 3746-7631.
Os sanitários estavam limpos e bem conservados nos dias de visita.
Os vigias e monitores garantem a segurança do local.
Há boa acessibilidade em partes do parque.
Flora
Compõe-se de espécies nativas da Mata Atlântica, dentre as quais podemos destacar o pau-ferro, pau-jacaré, sibipiruna, goiabeira, guarantã, ipê-amarelo, sacambu, ipê-roxo, jaboticabeira, bacupari, suinã e jeriva, e também por espécies exóticas, como a uva japonesa, a santa-bárbara, a tipuana, o jacarandá-mimoso, a palmeira seafortea, a noz-pecã, a casuarina e a castanha portuguesa, entre outras. Merece destaque a figueira mata-pau que se desenvolveu sobre a ruína de uma casa antiga. Uma parte da vegetação é composta por um reflorestamento de eucaliptos.
Fauna
Foram detectadas 77 espécies de aves, dentre as quais podemos citar o biguá e o irerê (aquáticas), o urubu-de-cabeça-preta, o gavião-carijó, o tuim, o pica-pau-anão, o João - velho, o alegrinho, o enferrujado, e a peitica, entre outros.
História do Parque Burle Marx
A área é parte da antiga Chácara Tangará, comprada na década de 1940 pelo empresário Baby Matarazzo Pignatari para a construção de sua residência projetada por Oscar Niemeyer e com os jardins do paisagista Roberto Burle Marx.As obras da casa foram suspensas da casa após o fim do casamento de Baby e o local ficou incompleto até 1980, quando uma construtora comprou o terreno e uma parcela dele foi doada à prefeitura para a criação de um parque público.
Em 1990, as obras do parque começaram e Burle Marx restaurou o jardim e o mural de pastilhas. A inauguração aconteceu em 1995.
Vale a pena no Parque Burle Marx
- Percorrer as trilhas, observando a natureza ao seu redor
- Levar as crianças, preferencialmente cedo, para tomar sol no gramado principal e brincar no playground


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Estive no final de 2018 e logo na entrada vi vários macacos saguis (era permitido dar bananas) também me informaram da visita de alguns tucanos na área do estacionamento
ResponderExcluirmuito legal, valeu a pena
ResponderExcluirNão existe mais a construção inacabada do Hotel. O luxuoso Hotel Palácio Tangará foi inaugurado em 2017.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Fotos antigas referentes, retiradas. Abs
ExcluirMuito legal esse parque.
ResponderExcluirÉ permitido fazer festa picnic no local?
ResponderExcluirMuito bom, vou sempre,Ja fiz muitas caminhadas e recomendo!!!
ResponderExcluirO parque tem acessibilidade a cadeirantes 🧑🦽?
ResponderExcluir