- O Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques também está no Instagram, TikTok e Facebook - com novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
- Desde 2012, o Áreas Verdes das Cidades visita parques no Brasil e no mundo e conta tudo para você. Encontre parques aqui!
PARQUE CIDADE DE TORONTO Horário de funcionamento 6h as 18h |
| Telefones (11) 3834-2176 |
| Localização: Av. Cardeal Mota, 84, City América, Pirituba Ver no mapa |
Como chegar ao Parque Cidade de Toronto
Ônibus
8062-10 (Pq São Domingos – Lapa)
8065-10 (Lapa)
8100-10 (Terminal Lapa)
Ver no mapa para traçar seu roteiro. O Parque Cidade de Toronto não tem estacionamento, mas há vagas nas ruas vizinhas (observe a sinalização)
Uma ponte atravessa o lago e permite uma linda visão panorâmica e a proximidade dos visitantes às capivaras e à avifauna que habitam o local. É ideal para um passeio!
Atenção! É proibido nadar ou pescar no lago.
O lago é circundado de pistas para caminhada e corrida (de terra e pavimentadas), áreas de descanso gramadas, bancos e paisagismo caprichado.
Uma pequena trilha de terra batida em meio à mata Atlântica recuperada é agradável para caminhar, com cuidado para os aclives e declives acentuados do caminho.
Há 2 quadras poliesportivas, academia ao ar livre (com pesos e barras) para se exercitar.
As crianças podem se divertir no playground, recentemente reformado e inspirado nos parquinhos infantis do Canadá.
O Parque Cidade de Toronto tem churrasqueiras, mesas e bancos para piquenique e um quiosque para aproveitar e fazer refeições.
Não há lanchonetes no local, mas há ambulantes próximos da entrada do parque pela rua Icadio aos finais de semanas.
Bicicletas, skates e patinetes são proibidos de circular no parque. Uma ciclovia asfaltada se estende nas ruas ao redor do parque.
Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias ou focinheiras, para os maiores ou bravos.
Há vários vigilantes que passam a sensação de segurança.
Os banheiros estavam em bom estado de conservação na data de nossa última visita.
Flora
Destacam-se ingá, ipê-rosa, copaíba, paineira, manacá-da-serra, plátano, liquidâmbar, cipreste e capim-dos-pampas. Há um pequeno bosque de coníferas para marcar o acordo com o Canadá para a fundação do parque.
Fauna
Capivaras, frangos-d’água, martins-pescadores-grandes, socós-dorminhocos, biguás, garças-brancas-grandes, preás, cobras-d’água, jararaquinhas-do-campo, irerês, gaviões etc.
Informações gerais do parque, inclusive sobre o uso das quadras poliesportivas, podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 3834-2176.
O local é uma área remanescente do loteamento residencial City América iniciado na década de 1970 na região de Pirituba, próximo aos trechos iniciais das rodovias Bandeirantes e Anhanguera, ao lado da Marginal Tietê e do Tietê Plaza Shopping. Anteriormente era uma fazenda de gado do frigorífico Armour.
A construção do parque atende à reivindicação da população local como opção de lazer na região e, também, para recuperar a vegetação do local e para evitar os constantes acidentes que ocorriam no lago e brejos.
O plantio de 120 espécies de árvores nativas na implantação do parque foi fundamental para a proteção de encostas contra erosão, reduzir o assoreamento do lago, melhorar a qualidade da água, proteger as nascentes e preservar e enriquecer o ecossistema local.
O que fazer no Parque Cidade de Toronto
Com área de 109.100 m², o parque está em um terreno em declive repleto de árvores nativas, ao redor de um lago na parte mais baixa. Há 2 entradas, pela rua Cardeal Motta, 84 e pela rua Icadio, 23 (mais acessível por ser mais plana).Uma ponte atravessa o lago e permite uma linda visão panorâmica e a proximidade dos visitantes às capivaras e à avifauna que habitam o local. É ideal para um passeio!
Atenção! É proibido nadar ou pescar no lago.
O lago é circundado de pistas para caminhada e corrida (de terra e pavimentadas), áreas de descanso gramadas, bancos e paisagismo caprichado.
Uma pequena trilha de terra batida em meio à mata Atlântica recuperada é agradável para caminhar, com cuidado para os aclives e declives acentuados do caminho.
Há 2 quadras poliesportivas, academia ao ar livre (com pesos e barras) para se exercitar.
As crianças podem se divertir no playground, recentemente reformado e inspirado nos parquinhos infantis do Canadá.
O Parque Cidade de Toronto tem churrasqueiras, mesas e bancos para piquenique e um quiosque para aproveitar e fazer refeições.
Não há lanchonetes no local, mas há ambulantes próximos da entrada do parque pela rua Icadio aos finais de semanas.
Bicicletas, skates e patinetes são proibidos de circular no parque. Uma ciclovia asfaltada se estende nas ruas ao redor do parque.
Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias ou focinheiras, para os maiores ou bravos.
Há vários vigilantes que passam a sensação de segurança.
Os banheiros estavam em bom estado de conservação na data de nossa última visita.
Flora
Destacam-se ingá, ipê-rosa, copaíba, paineira, manacá-da-serra, plátano, liquidâmbar, cipreste e capim-dos-pampas. Há um pequeno bosque de coníferas para marcar o acordo com o Canadá para a fundação do parque.
Fauna
Capivaras, frangos-d’água, martins-pescadores-grandes, socós-dorminhocos, biguás, garças-brancas-grandes, preás, cobras-d’água, jararaquinhas-do-campo, irerês, gaviões etc.
Informações gerais do parque, inclusive sobre o uso das quadras poliesportivas, podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 3834-2176.
História do Parque Cidade de Toronto
O Parque Cidade de Toronto foi inaugurado em 1º de julho de 1992 como resultado de um programa de cooperação para recuperação de áreas degradadas entre as prefeituras das cidades de São Paulo e de Toronto, no Canadá.O local é uma área remanescente do loteamento residencial City América iniciado na década de 1970 na região de Pirituba, próximo aos trechos iniciais das rodovias Bandeirantes e Anhanguera, ao lado da Marginal Tietê e do Tietê Plaza Shopping. Anteriormente era uma fazenda de gado do frigorífico Armour.
A construção do parque atende à reivindicação da população local como opção de lazer na região e, também, para recuperar a vegetação do local e para evitar os constantes acidentes que ocorriam no lago e brejos.
O plantio de 120 espécies de árvores nativas na implantação do parque foi fundamental para a proteção de encostas contra erosão, reduzir o assoreamento do lago, melhorar a qualidade da água, proteger as nascentes e preservar e enriquecer o ecossistema local.
Vale a pena no Parque Cidade de Toronto
- Caminhar em trilhas existentes, principalmente a da beira do lago e passar pela ponte sobre a várzea/brejo e o próprio lago
- Estimular as crianças a utilizar o playground, que tem brinquedos também encontrados em parques das cidades canadenses
Com informações da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e Pirituba.net

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Fui visitar ontem 19/12 e achei lindo o parque algumas partes parecem estar bem cuidadas,mas a parte do lago parece estar um pouco suja e o outro lado com um matagal que parece não ter sido cortado a meses,assim como outros muitos parques é proibido fotografar utilizando-se de câmeras,é necessário autorização entrando pelo site,acho isso ridículo,mas as administrações dos parques estão fazendo jogo duro contra fotógrafos,que ajudam com suas fotografias a divulgação do parque.
ResponderExcluirOlá Luciano,
ExcluirVocê ou alguém da Administração poderia me dar o endereço de email para solicitar autorização para fotografar.
Estou tentando contato telefônico com a Administração do parque mas ninguém atende.
Acesse o link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/index.php?p=142343, que vc verá como obter o formulário de solicitação para isso. Abs.
ExcluirOK. Muito Obrigado.
ExcluirBoa tarde Luciano, muito obrigada pelas informações foi mega útil.
ResponderExcluirPelo que me informaram o parque é mantido pelo Canadá. Não sei pra onde está indo este dinheiro, porque a lagoa está morrendo, não tem mais peixe de tanto mato e sujeira. Os patos já migraram, só tem uns passarinhos e de vez em quando aparecem umas garças. A ponte Linda das fotos está interditada porque, além de arrebentada não dá mais pra ver a lagoa de tanto mato que tem. O playground está totalmente destruído. De 4 escorregadores somente 1 está mais ou menos funcionando, além dos brinquedos todos quebrados por falta de manutenção. O matagal em volta do parque é espantoso. Estou muito triste porque 5 anos atrás estava tudo maravilhoso e hoje tudo muito triste. Não sei o que estão fazendo com o dinheiro da manutenção do parque. Espero que alguém ajude a recuperá-lo, pois é um lugar maravilhoso de lazer para nossas crianças.
ResponderExcluirBom dia.
ExcluirConcordo 100%.
Um parque lindo e com tudo para ser um local extremamente agradável, como um dia ele foi.
Hoje parque está largado e se transformando em um terreno baldio.
Lamentável, mas parece que não existe administração ou se existe, o dinheiro que deveria ser utilizado na manutenção está sendo desviado.
Que decepção. Estava planejando levar alguém especial. :/
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirSeria possível informar o e-mail da administração? Gostaria de comemorar o aniversário de 2 anos do meu filho e preciso da autorização, assim como tirar dúvidas! Desde já muito obrigada Daniela
Fui ao parque hj, realmente ele está descuidado, mas comparado aos outros tantos parques desse Brasil, achei q está bom! A lagoa está com os matos em volta, mas q são da flora natural dela, o parquinho está bem arrumado, não tem nada destruído... confesso q não andei por ele todo por medo de ir sozinha, mas achei o espaço bacana p passar o dia!
ResponderExcluirSou do interior de São Paulo, moro na cidade de Salto de Pirapora, fica a 20 km de Sorocaba. Gostaria de Saber o endereço completo do Parque, para que possamos fazer uma visita. Grata.
ResponderExcluirÉ necessário autorização para fazer festa picnic no parque? Mesmo que use a área da churrasqueira?
ResponderExcluirfrequento esse parque desde sempre e nunca esteve tao detonado como agora incompetencia total de quem o administra lamentavel mais infelizmente essa e a nossa realidade lamentavel.
ResponderExcluirAinda nao fui, e ja gostei... pretendo conhecer nessa quarta feira.
ResponderExcluirFui hoje e meu filho brincou muito no parquinho que está em excelentes condições. Tem seus defeitos como a ponte quebrada, mas no geral tem uma energia muito boa. Voltarei com certeza!!!
ResponderExcluirEu visitei o parque no começo deste mês, e admito que foi uma ótima experiência, embora tenha alguns defeitos. No meu blog, deixei a minha opinião sobre o local.
ResponderExcluirFrequento esse parque, porem ultimamente tenho visto dois caras que sempre vão ao parque para usar drogas, lamentável não ter segurança, parque não é lugar de drogas
ResponderExcluirAlguém sabe dizer se a ponte ja foi liberada? da ultima vez que estivemos ai, estava interditada/reformando..algo assim, Obrigada
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAdoro o parque e costumo ir lá com minha filha, porém gostaria informar para a administração verificar a cerca de bambu em volta do lago que está acumulando água dentro e há larvas de mosquito.
Por favor verifiquem a cerca.
Obrigado por manterem um lugar tão lindo e agradável.
🥰🌿🌲
Bom dia, Wading Pool não funciona mais, passaram alguma informação?
ResponderExcluirSempre eu colo aí, lugar lindo para dar um rolê.
ResponderExcluirBoa noite, ontem fui pela primeira vez ao Parque Cidade de Toronto e gostei muito, há muito tempo gostaria de fazer essa visita e ontem aconteceu.
ResponderExcluirGostei muito do que vi e pretendo voltar mais vezes ao local.
A fauna e a flora é fantástica e espero que continuem sendo preservadas.
Tem onde estaciona carro
ResponderExcluirAv. Cardeal Mota, que contorna o parque e onde os visitantes podem estacionar seus veículos.
ExcluirVou morar próximo desse parque! Na verdade lá em cima próximo ao Carrefour da mutinga. Parece ser muito bonito e agradável! Espero curtir todo fim de semana e feriados!!!
ResponderExcluirParque Toronto está abandonado, Lago está infestado de algas e os peixes morrendo, nascentes secando, total descaso da secretaria de áreas verdes, secretaria do próprio parque, isso está ocorrendo a mais de 2 anos, e ninguém faz nada, prefeitura e secretaria de áreas verdes omissas.
ResponderExcluir