segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Floresta Amazônica - Características e Encantos


A  extensão da floresta amazônica abrange, além dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.
A área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro. Além disso, concebe um quinto das águas doces do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta, com extensão de sete milhões de quilômetros. Os principais rios que formam a bacia são, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas e Japurá – à esquerda; e Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá à margem direita.
Sua biodiversidade é muito grande, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema autossustentável.

A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de matas: a de igapó, de solo inundado; a de várzea, com inundações somente em algumas épocas do ano; e a de terra firme, com solo seco e árvores que alcançam 65 metros.



Confira mais algumas informações:
  • 50 mil espécies de plantas;
  • 3 mil espécies de árvores;
  • 1.200 espécies de aves;
  • 320 espécies de mamíferos;
  • 3 mil espécies de peixes;
  • 400 espécies de anfíbios;
  • 300 espécies de répteis e
  • 10 milhões de espécies de insetos!
Porque devemos preservar a Amazônica?
A Amazônia deve ser preservada, pois é a maior reserva natural do planeta e proporciona o equilíbrio ambiental do mundo.

O papel das florestas tropicais úmidas no ciclo hidrológico é adicionar água à atmosfera através do processo da transpiração (quando ocorre a liberação de água a partir das folhas das plantas durante o processo da fotossíntese). Esta umidade contribui à formação de nuvens carregadas que libera posteriormente a água de volta para a floresta, formando assim o ciclo da água. Na Amazônia, 50-80% da umidade permanece dentro do próprio ciclo da água.


Quando as florestas são cortadas, menos umidade vai para a atmosfera e a precipitação declina e algumas vezes levam à seca.

O sumiço da floresta alteraria a precipitação das chuvas em várias regiões do globo, entre elas a Bacia do Prata, a Califórnia, o sul dos Estados Unidos, o México e o Oriente Médio, causando perturbações imprevisíveis à agricultura dessas regiões.

No Brasil não seria diferente. Por meio da evaporação, a Amazônia produz um volume de vapor d’água que responde pela formação de 60% da chuva que cai sobre as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A diminuição da chuva teria um impacto direto sobre a produtividade agrícola em estados como Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Os rios que abastecem o reservatório da Hidrelétrica de Itaipu teriam
sua vazão sensivelmente diminuída, causando um colapso energético no país.

As raízes das árvores da floresta tropical e a vegetação, como um todo, ajudam a protegem o solo. Quando as árvores são cortadas não há mais nada para proteger o chão e os solos são rapidamente lavados com a chuva, provocando erosão.

Como ajudar?
  1. Existem ONGs que fazem arrecadações financeiras ou mesmo oferecem ações como educação ambiental, plantações de árvores e pesquisas para comprovar o quanto essas atitudes são importantes para a preservação da Amazônia;
  2. Preserve a vegetação nativa, não desmate, não faça fogueiras e não jogue bitucas de cigarros. Grandes queimadas começam por motivos pequenos;
  3. Cortar ou apenas podar árvores precisam de autorização da prefeitura. Para isso, um profissional especializado vai até o local examinar a árvores e dar um diagnóstico de como proceder a poda;
  4. Não desperdice água, esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para lavar calçadas e aproveite água da chuva e
  5. Não compre, nem crie animais silvestres: você pode contribuir para a venda ilegal de animais. Ajude o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) a vencer essa luta para preservar as milhares de espécies de animais que vivem na Amazônia.
Com atitudes simples, podemos mudar esse cenário e assim preservar nossa floresta.

Fotos dos sites Infoescola, Blasting News e Green FM.
Texto: Site Defensores da Natureza

4 comentários:

  1. a floresta amazonica e incrivel devemos ajudar a proteger

    ResponderExcluir
  2. meu nome e nicolas gabriel, meu sonho e conhecer a floresta amazonica

    ResponderExcluir
  3. Neste ano,em janeiro conheci ela, sou de curitiba e foi muito legal e inesquecível conhecer um pouco da floresta e manaus. Recomendo vc ir o quanto antes para conhecer a floresta, pois o ibama esta proibindo os passeios e conheça o encontro das aguas. Me mande uma resposta para querer saber mais desta experiencia.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site