sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Represa Guarapiranga comemora 100 anos; Conheça seus 6 parques e suas diversas opções de lazer em SP

Represa Guarapiranga

A represa Guarapiranga completa 100 anos em 2018, mas a comemoração já começou. 
O Instituto de Botânica de São Paulo lançou o livro “100 anos da represa Guarapiranga: lições e desafios”, dos pesquisadores Carlos Eduardo de Mattos Bicudo e Denise de Campos Bicudo, e o site Áreas Verdes das Cidades reuniu as informações dos seis parques que ficam à margem da represa para você conhecer. 


Além de abastecer água potável para parte da Grande São Paulo, a represa Guarapiranga tem uma incrível diversidade ecológica e muitas opções de lazer para os moradores de São Paulo. Um passeio pela represa vai reconectá-lo com a natureza e você nem se lembrará que está em São Paulo: tem até praia!

Os parques públicos do reservatório foram iniciativas para mitigar os problemas graves como ocupações ilegais nos terrenos em seu entorno e o despejo de esgoto. Os parques também são responsáveis por aumentar a conscientização ambiental e reafirmar a importância da preservação da represa e também beneficiam a população ao oferecerem lazer, cultura e esportes.

Os parques da represa Guarapiranga são: 

Confira as principais atrações dos parques e curta uma São Paulo diferente da “selva de pedra”! Clique no nome dos parques para ter informações mais detalhadas das atividades das áreas verdes. 

1) Parque Guarapiranga

Parque Guarapiranga - SP

O projeto original foi feito pelo escritório do famoso paisagista Burle Marx, que aproveitou a vegetação já existente e criou belos jardins, um bosque e caminhos sinuosos. Algumas trilhas para corrida e caminhada têm vários aclives e declives e trechos de terra adentrando a "mata fechada".

O Parque Guarapiranga tem uma incrível variedade de fauna e flora nativas e uma infraestrutura completa para o esporte e o lazer: quadras poliesportivas, campo de futebol, aparelhos de ginástica, além de playgrounds e quiosques para piquenique e churrasco. A programação cultural e esportiva do parque, por meio do CECCO Guarapiranga, é bastante diversa.

Parque Guarapiranga

Horário de funcionamento: 
6h às 18h (Terças aos Domingos)

Localização:
Estrada Guarapiranga, 575, Parque Alves de Lima
Ver no mapa


Parque Ecológico do Guarapiranga

O Parque Ecológico do Guarapiranga é inteiramente planejado para causar o mínimo dano ao meio ambiente. A passarela que dá acesso aos seus principais edifícios, com 500 metros de extensão, é totalmente suspensa, para evitar impacto no solo e assegurar a qualidade da água do reservatório.

Além de relaxar na natureza, há várias atividades para aproveitar no parque:
  • Trilha da Vida: Com 65 m a trilha é utilizada como uma atividade sensorial e de sensibilização dos visitantes sobre sua relação com a natureza;
  • Área de Lazer e Esporte: Proporciona ao visitante a possibilidade da prática de esportes, tais como vôlei, futsal, basquete, futebol de campo, mini-pista de Cooper e academia de musculação popular;
  • Parque de Aventuras: Indicado para crianças até 10 anos, possui playground com gangorra, cavalinhos de madeira, balanços e mini-ponte;
  • Brinquedoteca: Para crianças até 8 anos, estimulando o relacionando com outros menores;
  • Museu do Lixo: Seu acervo mostra o que parte da população joga nas ruas, rios e na própria represa. Visa conscientizar as crianças e sensibilizar os adultos a partir do acervo do lixo recolhido no reservatório e que chega a represa por meio de rios e córregos vizinhos e
  • Biblioteca/Centro de Informações: A Biblioteca Noêmia Alves de Siqueira, inaugurada em 2000, conta com cerca de 8.000 títulos catalogados.

Parque Ecológico do Guarapiranga

Horário de funcionamento:
8h às 17h de Terças aos Domingos
Telefone:
(11) 5517-6707  
Localização:
Estrada da Riviera, 3286, Jardim Riviera
Ver no mapa

3) Parque Barragem do Guarapiranga

Toda a área do Parque Barragem do Guarapiranga é contornada por ciclovia e calçada ecologicamente correta, com piso de blocos intertravados. Um pontilhão (píer) foi construído para facilitar a prática da pesca.

Há também uma pista de caminhada, campo de futebol, playground infantil, playground da longevidade, ciclovia e horta-escola.

Parque Barragem do Guarapiranga

Horário de funcionamento: 

6h as 19h
Localização:
Rua Dr. Caetano Petráglia Sobrinho, 41, Jardim Guarapiranga
Ver no mapa

4) Parque Linear 9 de Julho


Parque Linear 9 de Julho


O Parque Linear 9 de Julho tem playgrounds, aparelhos de ginástica de baixo impacto, trilhas, paraciclos, pontos de pesca, campos de futebol, pista para aeromodelismo, pista de caminhada, trapiches na represa e áreas de descanso.

O parque é muito procurado para observar a enorme variedade de aves presentes, pois é um "paraíso" para os amantes da observação de pássaros ("birdwatching").

O conceito de parque linear é uma inovação do Código Florestal para garantir a preservação dos entornos de rios, lagos e represas. A instalação deste tipo de parque inclui ajardinamento e/ou arborização de faixa mínima ao longo das margens e há o compromisso da administração do local para estimular, através de educação ambiental, o uso adequado do espaço público e especialmente o respeito à natureza. O parque linear também tem a função de inibir o despejo de lixo e esgoto e se responsabilizar pela limpeza do local.

Parque Linear 9 de Julho

Horário de funcionamento:

6 às 18h 
Telefone:
(11) 5187-0341 (Ass. Comunicação SVMA)
Localização:
Avenida Ponta do Sol, s/nº, Cidade Dutra, São Paulo, SP
Ver no mapa


5) Parque Praia São Paulo

Parque Praia São Paulo

O Parque Praia São Paulo é voltado para prática de esportes, lazer e contemplação, com uma pequena área destinada a banhistas.

Possui pista de caminhada, áreas verdes com plantio de árvores nativas, quadras de areia, quadra de areia oficial para competição (arena), playground infantil e playground da longevidade e ciclovia.

Parque Praia São Paulo - Praia do Sol 

Horário de funcionamento:
6h as 19h
Telefone:
(11) 5666-2919
Localização:
Avenida Atlântica (Antiga Robert Kennedy), 3100, Socorro
Ver no mapa

6) Parque Linear Castelo

Parque Linear Castelo

O Parque Linear Castelo tem bosque com árvores nativas, pista de caminhada, trapiche, caminho de terra batida, área para prática de arborismo, áreas de descanso, deck mirante, deck pesqueiro, playground da longevidade, palco em madeira com cobertura em sapê. 

O caminho palafitado bifurca-se para um pesqueiro de 80 m² e um mirante.

Parque Linear Castelo

Horário de funcionamento:
5:30h às 18h
Localização:
Rua Zeferino Borges Barreto, 260, Cidade Dutra
Ver no mapa

Por Letícia Jardim Guedes da redação do Áreas Verdes das Cidades

3 comentários:

  1. Bom dia a entrada é gratuita ou tem que pagar e tem estacio namento

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    A entrada pra estes parques, são gratuitas? Ou tem valor? Se sim, qual o valor?

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site