sexta-feira, 9 de junho de 2017

Parque Natural Municipal Estoril em São Bernardo do Campo

Parque Estorilvisitado num domingo, fica no bairro Riacho Grande na cidade de São Bernardo do Campo no ABC paulista e tem cerca de 373.000 m² de área em seu total. Mais de 90% de sua área é ocupada por fragmento da Mata Atlântica preservada, tendo ainda a Represa Billings como uma de suas atrações. O Estoril objetiva a preservação de fauna e flora da Mata Atlântica, proteção do manancial, educação ambiental, ecoturismo e a valorização do conhecimento ecológico local.
Horário de funcionamento:
Quarta a domingo das 9 às 17h (Ingresso no local é pago)
Recursos:
 Trilha
Telefone:
(11) 4354-9087/4354-9318
Localização:
Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande, São Bernardo do Campo (SP)
Ver no mapa

Para chegar ao parque, utilizando transporte público, saindo do centro de São Bernardo do Campo há as linhas de ônibus de números 165 (Ribeirão Pires x Terminal Rod. Ribeirão Pires) e 165EX1 (Rio Grande da Serra x Centro). Desça no ponto do Caminho do Mar (SP-148). Após, caminhar por 1,3 Km (16 min) na Avenida Portugal até a entrada no parque. Usando a linha 62 (Riacho x Estoril), que sai do Terminal Tereza Suster (SBC), há um ponto que dista cerca de 500 m (7 minutos caminhando) do parque. Clique aqui para ver alternativas.
De carro clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.  

Há um amplo estacionamento no parque, que pode ser utilizado, mediante pagamento de uma taxa de admissão (ligue para obter os preços atualizados nos telefones citados no box).

Infraestrutura
Primeira unidade de conservação do município de São Bernardo do Campo, une Mata Atlântica, Represa Billings, fauna silvestre, e abriga a Escola Livre de Sustentabilidadeo Zoológico Municipal, especializado em fauna brasileira, com aproximadamente 250 animais de 70 espécies, dentre répteis, aves e mamíferos, muitas delas ameaçadas de extinção. 
Conta com teleférico, pedalinho, stand up paddle e caiaques, trilhas para caminhada, viveiro escola, jardim sensorial, área de piquenique, área de banho, estacionamento, lanchonetes, museu de arte ao ar livre e são frequentes as atividades de educação ambiental.

No parque destacam-se esculturas ao ar livre de vários artistas brasileiros entre os quais, Cadu, Guto Lacaz, João Loureiro, Laura Vinci,Marcius Galan, Regina Silveira, Ricardo Ribenboim, Saint Clair Cemin e Sandra Cinto (v. vídeo neste link). A proposta dessas obras segundo Jacopo Visconti, curador, "foi buscar uma relação imediata com os usuários do parque, sempre que possível estimulando de maneira direta ou sutil, uma reflexão sobre questões ecológicas e socioambientais. O resultado é um arquipélago de obras diversas, mas que tecem, relações e sugerem afinidades que, ao ressoarem na imaginação de quem souber vê-las, tornarão ainda mais prazerosa a convivência com o parque". Vejam flagrantes de algumas delas no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque):


Flora e Fauna
O Parque agrega a biodiversidade da Mata Atlântica, em trecho de Serra do Mar, ao manancial da Represa Billings, sendo um importante refúgio da avifauna brasileira.
Além disso, como dissemos, sedia o Zoológico de São Bernardo do Campo ou Zoológico do Parque Municipal Estoril "Virgílio Simionato", inaugurado em 05/10/1985, e tem como objetivos o estudo, a reprodução e a recuperação de animais selvagens. Atualmente, o zoológico mantém 250 animais de 70 espécies diferentes, sendo várias ameaçadas de extinção, como jaguatirica, o cachorro-vinagre, a arara azul e o tamanduá-mirim, que pode ser encontrado em áreas florestais, cerrados e campos da América do Sul.


Há boas lanchonetes no interior do parque, que servem desde bebidas e petiscos até refeições completas.

Atenção! Há restrições para animais domésticos. Bicicletas são permitidas no interior do parque.

Quanto à segurança geral do parque, observamos alguns vigias no dia da visita, transmitindo segurança.

Sinopse histórica 
Em 1952, a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através do prefeito de então, verificou que não existiam praças, parques ou jardins na cidade, a não ser a Praça da Matriz. A Light Company, empresa de eletricidade, possuía um terreno de 60 mil m² situado na região do Estoril e ideal para a instalação do futuro Parque. Em 1953 fez- se um acordo amigável entre a empresa e a Prefeitura para a construção do mesmo. Em 1954, tiveram início a limpeza dos bosques, construção do acesso ao terreno, os primeiros quiosques, os sanitários e um poço para seu abastecimento. Assim que foram finalizadas as obras o parque foi inaugurado em 1 de maio de 1955.
Nas administrações seguintes, o parque ganhou diversos melhoramentos. Foi construída a Capela de "São Bartolomeo", novos sanitários e vestiários, nova sede da administração, quiosques, ruas internas, instalação de esculturas, brinquedos e teleférico, mais a incorporação de 315 mil m² em sua área original.


Vale a pena
  • Caminhar e/ou correr pelas trilhas/pistas existentes no parque, observando a vegetação do local e em alguns trechos, a represa Billings;
  • Usar os pedalinhos disponíveis, que são alugados;
  • Utilizar os aparelhos de ginástica para se exercitar;
  • Passear de teleférico onde se pode ver do alto as atrações/vegetação do parque e a represa Billings;
  • Visitar o zoológico, curtindo a fauna que o compõe;
  • Atentar para as várias esculturas ao ar livre espalhadas pelo parque, que têm placas identificando-as e
  • Participar de visitas monitoradas para escolas e grupos (agendamento pelo telefone 11 4367-6463) e de atividades de educação ambiental.
_____________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte texto: Website da Prefeitura de São Bernardo do Campo (http://www.saobernardo.sp.gov.br/) e o catálogo "Obra Viva-Esculturas do Parque Estoril" (Curadoria Jacopo Visconti) de julho/2012. Projeto das esculturas "Base 7 Projetos Culturais".
Créditos dos vídeos: Prefeitura de São Bernardo do Campo e TrilhaMidia
________________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo do local feito pela Prefeitura de São Bernardo do Campo:
A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

2 comentários:

  1. Boa Tarde Guedes

    Seus Trabalhos são: um misto de dedicação e competência. Tomara DEUS que eles sejam vistos por governantes competentes, que certamente os valorizarão da melhor forma possível.

    Abraço Forte,

    Abel Limãos

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site