terça-feira, 20 de junho de 2017

Inverno 2017: Características do clima e flores da estação

Nesta quarta-feira, dia 21 de junho, começa o inverno no hemisfério sul à 1h24. Uma das principais características do inverno no Brasil é o tempo seco – dias com sol e poucas nuvens - e a ação de frentes frias e massas polares no sul e sudeste do país que derrubam a temperatura e podem causar geadas e neve nas regiões serranas do sul.

"O inverno de 2017 não será frio como o de 2016, nem quente como os de 2015 e de 2014. Será algo mais próximo da média, mas com um ligeiro aquecimento acima da normalidade. O que devemos observar é uma grande variação, ou seja, semanas muito frias, intercalando com semanas mais quentinhas ou amenas”, diz o meteorologista Alexandre Nascimento do Climatempo.

Não há expectativa de formação de um El Niño e nem La Niña, que alteraram fortemente as temperaturas em todas as estações nos últimos anos.
Chuvas no norte e nordeste
Segundo o Climatempo, a chuva para em grande parte da região norte, mas no leste do nordeste, o inverno tem chuva frequente no litoral, na zona da mata e no agreste. A chuva volumosa vem dos DOL - Distúrbios Ondulatórios de Leste - que podem atuar por desde o Rio Grande do Norte até o litoral da Bahia.

Algumas massas polares especiais chegam a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas e provocam o fenômeno da friagem. Mas inverno também é sinônimo de aumento de calor na maior parte do norte e pelo interior do nordeste por causa da falta de ar polar e da chuva.


Plantas que florescem no inverno

Helicônia O florescimento da Heliconia angusta, que é nativa da Mata Atlântica, se dá no inverno
Helicônia - Chácara das Flores

Chácara das Flores - zona leste de São Paulo

Eritrina Árvore ornamental já bastante difundida no paisagismo, é nativa das florestas semidecíduas da Mata Atlântica
Eritrina-candelabro - Parque das Bicicletas

Parque das Bicicletas - zona sul de São Paulo



Cipó de São João - planta nativa do Brasil, floresce no inverno e portanto leva o nome do santo das festas juninas
Cipó de São João
Pixabay.com
Azaleia - a planta não é nativa do Brasil, veio do Japão, mas se adaptou muito bem, principalmente em São Paulo. Ela pode florescer praticamente o ano todo, mas no inverno, o clima mais seco favorece sua florada
Azaleia - Parque Ten. Brig. Roberto Faria
Parque Ten. Brig. Roberto Faria - zona norte de São Paulo
Cravo - as temperaturas mais amenas são ideias para a planta, cuja semeadura pode ser feita até julho, com 30 a 40 dias para floração
Cravo - Solo Sagrado de Guarapiranga
Solo Sagrado de Guarapiranga - zona sul de São Paulo

Boca de Leão - prefere temperaturas mais amenas, e floresce o inverno inteiro, tornando-a perfeita para a estação mais fria
Boca de Leão
Pixabay.com
Orquídeas - de diferente tipos, geralmente florescem com temperaturas mais baixas

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site