quinta-feira, 13 de abril de 2017

É grátis! Veja os 10 melhores parques em São Paulo para aproveitar o feriado

Parque do Ibirapuera
O site Áreas Verdes das Cidades visitou, resenhou e publicou até o momento 145 áreas verdes urbanas em seus mais de 4 anos no ar, e classificou os 10 melhores parques da cidade de São Paulo.

Confira as informações sobre localização, como chegar, horários de funcionamento e as diversas atividades destes parques para você aproveitar o feriado sem gastar nada!

Os 10 melhores parques
Os critérios usados para a classificação baseiam-se, principalmente, em pontos atribuídos quanto a diversidade de atrações/infraestruturas (playgrounds, ciclovias/ciclofaixas, museus, bibliotecas, pistas para caminhadas/corridas, áreas de estar, etc); facilidades de acesso (ônibus, metrô, carro, estacionamento, etc.); manutenção do local, inclusive limpeza dos sanitários (avaliados no dia da visita), segurança no local; opções de alimentação/bebida (bebedouros, lanchonetes, restaurantes, etc.), diversidade da flora/fauna presente e, também, a existência/promoção de atividades físicas e culturais no local.


Classificação
Nome










10º



  
Veja a lista completa:

1° - Parque do Ibirapuera – 
Vila Mariana - Região Central

O parque mais famoso de São Paulo reúne as paisagens verdes mais conhecidas da cidade, como o lago e a ponte japonesa. Além da infraestrutura para a prática de exercícios físicos para todas as idades – ciclovias, playgrounds, pista de cooper, quadras poliesportivas, entre outros – há uma imensa variedade vegetal. As atividades de lazer e culturais estão à disposição dos frequentadores – restaurantes, lanchonetes, museus – MAMMuseu Afro Brasil e MACPlanetário Prof. Aristóteles Orsini (com atividades gratuitas), além de eventos periódicos na Bienal. 


Horário de funcionamento: 
5 à 24h, sendo que os portões 2, 3, 5 e 10 permanecem abertos durante todo esse período. O portão 7A das 7 às 17h. Os de números 7, 8 e 9A das 6 às 20h. Os portões 4, 6 e 9 das 5 às 22h.
Atenção! O parque fica aberto das 5h de sábado até as 24h de domingo. A entrada de 0h às 5h de domingo é feita pelo portão 2, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral.
Recursos:
  Quadra poliesportiva   Campo de futebol   Playground   Trilha   Lanchonete   Estacionamento   Ciclovia   Programação cultural   Acessibilidade
Telefones:
(11) 5574-5045/5505     
Localização:
Avenida Pedro Álvares Cabral, S/n°, Vila Mariana
Ver no mapa


2° - Jardim Botânico de São Paulo – Água Funda - Zona Sul

O local serviu para a captação de águas até 1928, que abasteciam o bairro do Ipiranga. Neste mesmo ano, o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um Jardim Botânico na região, que é a data oficial de sua criação.
O Jardim Botânico oferece, entre outras atrações, estufas, Museu Botânico, lagos, Jardim de Lineu, Jardim dos Sentidos, túnel de bambu, "Castelinho" e a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga. Na entrada do jardim na Alameda Fernando Costa, há o córrego Pirarungáua.
Esse é o único parque dessa lista em que é necessário pagar para ter acesso. O valor para o público geral é de R$ 5,00.
Horário de funcionamento: 
9h às 17h (Terças aos Domingos)
Recursos:
  Trilha   Lanchonete   Estacionamento Programação cultural Proibido animais
Telefone:
(11) 5067-6000  
Localização:
Av. Miguel Stéfano, 3031, Água Funda
Ver no mapa


3° - Parque Villa-Lobos – Alto de Pinheiros - Zona Oeste

O Parque Villa-Lobos possui ciclovia, quadras poliesportivas, campos de futebol, “playground” e bosque com espécies de Mata AtlânticaA área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de “street basketball”.
Também há as atrações como o "Espaço Villa Ambiental", o circuito "Vai pela Sombra", o "Orquidário Ruth Cardoso", o "Circuito das Árvores" e o espaço ao ar livre onde se ouvem músicas de Villa-Lobos ("Ouvillas").
Outro destaque é a Biblioteca Parque Villa-Lobos, que tem um bom acervo de livros, além de acesso à internet e rede WiFi por computadores, auditório para 200 lugares, acessibilidade e equipamentos de tecnologia assistiva, sala de jogos, etc. Há programação cultural para todas as idades: atividades permanentes, oficinas, cursos, eventos, exposições, saraus, contação de histórias e encontros com escritores.
Horário de funcionamento: 
6h às 18h
Recursos:
  Quadra poliesportiva Campo de futebol Playground  Trilha   Lanchonete   Estacionamento  Ciclovia Programação cultural Acessibilidade
Telefones:
(11) 3023-0316/2229
Localização:
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001,
                Alto de Pinheiros 
Ver no mapa



4° - Parque da Juventude – Santana - Zona Norte


Parque da Juventude mudou a paisagem da zona norte da cidade de São Paulo, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru, que foi durante 46 anos o maior da América Latina, por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre.
A infraestrutura do parque é constituída por oito quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, pistas de skate - uma das melhores da cidade -, ciclovia, playground, pista para caminhada e corrida, estações de ginástica, sendo uma delas exclusiva para pessoas com deficiência.
Há um espaço canino, que é cercado onde as pessoas podem deixar seus cães brincarem soltos.
Quanto a alimentação há restaurante que funciona todos os dias da semana, das 8h às 18h e está localizado na Área Institucional. A Lanchonete funciona todos os dias da semana, das 9h às 19h. O Parque também possui várias áreas para realização de piquenique.
Biblioteca de São Paulo conta com mais de 35 mil obras em seu acervo e pode ser visitada pelos frequentadores do parque.
Horário de funcionamento:
6h às 19h (Área Esportiva) e 6h às 18h (Área Central) e 9h30 às 18h30 (Terças aos domingos na Área Institucional - Biblioteca SP)
Recursos:
  Quadra poliesportiva   Campo de futebol   Playground   Trilha   Estacionamento   Ciclovia   Programação cultural
Telefone:
     (11) 2089-8600    
Localização:
Avenida General Ataliba Leonel, 500, Av. Cruzeiro do Sul, 2630 ou Av. Zachi Narchi, 1309, Santana, SP
Ver no mapa


5° - Parque Água Branca – 
Perdizes - Zona Oeste

Há várias atrações no local: Aquário, Casa do Caboclo, Arena, Espaço para jogar Xadrez, Biblioteca, Espaço Leitura, Espaço Melhor Idade e Multiuso, Pergolados, Museu Geológico, Praça do Idoso com aparelhos para se exercitarem, Espaço-Piquenique e os tradicionais Parques infantis com vários tipos de brinquedos.
Aos domingos há uma feira de produtos orgânicos, que podem ser comprados pelos visitantes do parque.
Há visitas monitoradas na Área de Preservação Permanente (APP) do parque que é percorrida em passarelas de madeiras suspensas. Confiram como participar no telefone da administração.
Parque da Água Branca é um ótimo local para caminhar com tranquilidade, curtindo a paisagem (percorram, também, a Trilha do Pau Brasil).

Horário de funcionamento: 
6h às 20h
Recursos:
  Quadra poliesportiva Campo de futebol   Playground   Trilha   Lanchonete   Estacionamento  Programação cultural
Telefones:
        (11) 3865-4130/4131        
Localização:
Av. Francisco Matarazzo, 455, Perdizes
Ver no mapa


6° - Parque da Aclimação – Aclimação - Zona Oeste


Destaque para os vários espaços para as crianças brincarem com equipamentos próprios para isso. Há um "playground da longevidade" com aparelhos para os idosos se exercitarem. 
Também existem aparelhos de ginástica; campo de bocha com 403 m²; campo de futebol com arquibancada; campo de malha com 172 m²; 7 mesas para jogos, localizadas no Recanto do Saci; pista de cooper com 1.500 metros; playground; 3 tanques de areia e trilha de 136 metros.
Compõe o local um lagoespelho d'água no Jardim Japonês; viveiro de animais e viveiro de mudas com 108 m². A Biblioteca Raul Bopp está no parque e conta com um acervo de 31.000 exemplares.
Outra atração do local é a Escola de Futebol Jack Marin. Oferece cursos gratuitos de futebol para crianças e jovens e atende clubes de várzeas amadores no período noturno e finais de semana. Possui um campo de futebol e duas quadras poliesportivas.

Horário de funcionamento: 
6h às 22h
Recursos:
  Quadra poliesportiva Campo de futebol Playground  Internet WiFiTrilha Programação cultural
Telefone:
       (11) 3208-4042        
Localização:
Rua Muniz de Souza, 1119, Aclimação
Ver no mapa


7° - Parque Independência – Ipiranga - Zona Sul


O Parque Independência é um marco histórico nacional. Na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, D. Pedro I declarou o país independente de Portugal em 1822. Um jardim projetado em estilo francês une o museu e o monumento aos outros edifícios existentes no local, que abrigam um viveiro de plantas e um Museu de Zoologia
Há uma praça para eventos, estacionamentos, pista de Cooper, aparelhos de ginástica, playground, área de estar, sanitários, chafariz com fonte e cascata, Casa do Grito e Monumento à Independência e a Cripta Imperial.
Aos sábados são montadas pistas de skates numa parte da Praça do Monumento, que são utilizadas pelos praticantes e que tem a presença de muita gente.

Horário de funcionamento: 
5h às 20h
Recursos:
      PlaygroundTrilha Estacionamento Programação cultural
Telefone:
     (11) 2273-7250       
Localização:
Avenida Nazareth, s/n°, Ipiranga
Ver no mapa


8° - Parque Ecológico do Tietê – Cangaíba - Zona Leste


O parque produz e planta árvores para recuperar áreas degradadas, contribuindo na qualidade do ar e no bem-estar da população. O arquiteto Ruy Othake fez o projeto arquitetônico e paisagístico do local.
Caminhar pelas várias trilhas é uma boa opção de lazer, observando uma abundante vegetação da Mata Atlântica ao redor, alguns exemplares da fauna e o canto de inúmeros pássaros existentes no local.
Podem ser encontrados restaurante e lanchonetes no interior do parque, que funcionam todos os dias da semana.
Há passeios de "trenzinho", "pedalinhos" e triciclos com custos bem em conta, mas só funcionam nos finais de semana e feriados.
Inúmeras e boas atividades culturais e esportivas são programadas e realizadas no parque.
No Museu do Tietê, um acervo reúne uma série de imagens, objetos da cultura indígena e painéis com o objetivo de demonstrar como o rio Tietê contribuiu e vem contribuindo, decisivamente para a história de São Paulo.

Horário de funcionamento: 
8h às 17h
Recursos:
  Quadra poliesportiva   Campo de futebol   Playground   Trilha   Lanchonete   Estacionamento   Ciclovia   Programação cultural   Acessibilidade
Telefone:
(11) 2958-1477   
Localização:
Rua Gira Acangatara,70, Cangaíba
Ver no mapa


9° - Parque Ecológico do Guarapiranga – Zona Sul - Jardim Riviera



O parque é inteiramente planejado para causar o mínimo dano ao meio ambiente. A passarela que dá acesso aos seus principais edifícios, com 500 metros de extensão, é totalmente suspensa, para evitar impacto no solo, as janelas dos edifícios são grandes, para privilegiar o uso da luz solar, e mesmo as cortinas são feitas de papel reciclado.
Do Infocentro à Brinquedoteca, do Museu do Lixo ao Programa de Educação Ambiental e do anfiteatro ao Salão Oval, além de um viveiro, o Parque Ecológico do Guarapiranga proporciona aos visitantes atividades diversas em meio à vegetação nativa, replantada e remanescentes de Mata Atlântica.
Um dos atrativos é a Trilha da Vida que é utilizada como uma atividade sensorial e de sensibilização dos visitantes sobre sua relação com a natureza;
Área de Lazer e Esporte proporciona ao visitante a possibilidade da prática de esportes, tais como vôlei, futsal, basquete, futebol de campo, mini-pista de cooper e academia de musculação popular. O Parque de Aventuras é indicado para crianças até 10 anos e possui playground com gangorra, cavalinhos de madeira, balanços e mini-ponte.
Horário de funcionamento:
8h às 17h de Terças aos Domingos
Recursos:
  Quadra poliesportiva   Campo de futebol   Playground   Trilha  Estacionamento   Ciclovia   Programação cultural   Acessibilidade
Telefone:
(11) 5517-6707  
Localização:
Estrada da Riviera, 3286, Jardim Riviera
Ver no mapa


10° - Parque Alfredo Löfgren (Horto Florestal) - Tremembé - Zona Norte


"Museu Florestal “Octávio Vecchi” (Museu da Madeira) foi inaugurado em 1931, é conhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. Ao lado do museu está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. Ainda nas proximidades, encontra-se a imagem de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo.
Sugerimos caminhadas pelas trilhas, "curtindo" a flora e fauna existentes e visitar o "Núcleo de Educação Ambiental" (trilhas interpretativas, teatro de fantoches, oficinas, etc.).
Para os idosos, a "Estação Vida" tem atividades voltadas para a terceira idade, como dança, yoga e práticas esportivas.
Horário de funcionamento: 
6h às 18h
Recursos:
  Quadra poliesportiva   Campo de futebol   Playground   Trilha     Estacionamento    Programação cultural
Telefone:
(11) 2232-3117    
Localização:
Rua do Horto, 931, Tremembé
Ver no mapa


Por Letícia J. Guedes - Redação Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site