terça-feira, 21 de março de 2017

21 de março - Dia Internacional das Florestas

Dia Internacional das Florestas
 Nesta terça-feira, dia 21 de março, comemora-se o Dia Internacional das Florestas. A data foi escolhida pela FAO, agência da ONU para Agricultura e Alimentação, para aumentar a conscientização da importância destes biomas em todo o mundo. A cada ano é escolhido um tema para ser explorado mais profundamente, em 2017 foi “Florestas e Energia”.

As florestas são importantes por sua biodiversidade e estão relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima e com a proteção do solo, além de fornecerem matéria-prima para a fabricação de vários produtos.

A ONU estima que aproximadamente 31% de toda a Terra seja recoberta por florestas. No Brasil, elas ocupam, em média, 61,5% de todo o território nacional.

Tema de 2017 - Florestas e Energia - A importância da energia da madeira na melhoria da vida das pessoas


A madeira é uma importante fonte de energia renovável -
A madeira fornece ao mundo mais energia do que a energia solar, hidrelétrica ou eólica, respondendo por cerca de 45% do atual suprimento de energia renovável global (27% da oferta total de energia primária na África, 13% na América Latina E do Caribe e 5% na Ásia e Oceania).

A energia proveniente da madeira impulsiona o desenvolvimento econômico - Quase 900 milhões de pessoas, principalmente em países em desenvolvimento, estão envolvidas no setor de madeira e energia. Modernizar o setor da energia da madeira pode ajudar a revitalizar as economias rurais e estimular o desenvolvimento das empresas - que podem proporcionar receitas para financiar um melhor manejo florestal, mais florestas e mais postos de trabalho.

As árvores contribuem para melhorar o clima na área urbana - As árvores colocadas estrategicamente nas zonas urbanas podem arrefecer o ar entre 2°C a 8°C.

As florestas fornecem ar, água e energia limpos
- As florestas geridas de forma sustentável podem fornecer energia renovável e neutra em carbono para um futuro mais verde.

Florestas para a energia - Maior investimento em inovação tecnológica e em florestas geridas de forma sustentável é a chave para aumentar o papel das florestas como uma fonte importante de energia renovável. Desta forma, investe-se em um futuro sustentável, no cumprimento de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e no crescimento de uma economia verde. O aumento das áreas de bosques domésticos e comunitários sustentáveis ​​e o uso de fogões a lenha limpos e eficientes podem dar a milhões de pessoas nos países em desenvolvimento acesso a energia barata, confiável e renovável.


Com informações da FAO - ONU

Por Letícia Jardim Guedes da redação do Áreas Verdes das Cidades
Crédito da foto: Pixabay.com

Veja também:
Floresta Amazônica - Características

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site