quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

2 de fevereiro - Dia Mundial das Áreas Úmidas


No dia 2 de fevereiro se comemora o Dia Mundial das Áreas Úmidas, cuja finalidade é estimular a realização, por governos, organizações da sociedade civil e grupos de cidadãos, de ações e atividades que chamem a atenção da sociedade para a importância das áreas úmidas e para a necessidade de sua proteção.

O conceito dMarca dia-mundial sitee áreas úmidas surgiu em uma convenção intergovernamental na cidade de Ramsar (Irã) no dia 2 de fevereiro de 1971. Atualmente no Brasil, vale a definição do Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU): “Áreas Úmidas são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica
Além de regular o regime hídrico de vastas regiões, as áreas úmidas também funcionam como fonte de biodiversidade em todos os níveis, cumprindo, ainda, papel relevante de caráter econômico, cultural e recreativo. Ao mesmo tempo, atendem necessidades de água e alimentação para uma ampla variedade de espécies e para comunidades humanas, rurais e urbanas.

Tema para 2017 - A importância das áreas úmidas para  redução de riscos de desastres
Todos os anos, a Convenção de Ramsar escolhe um tema relacionado às áreas úmidas para as ações desenvolvidas pelos países. Neste ano, a discussão será sobre a importância das Áreas Úmidas para a Redução de Riscos de Desastres.
A frequência de desastres em função de eventos extremos do clima no mundo duplicou em apenas 35 anos, e temos como exemplo as secas, os ciclones tropicais e inundações. 
Segundo a ONU Água cerca de 90% dos perigos naturais estão relacionados com a  água e o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC) prevê um número maior de eventos extremos no futuro.
Concurso de fotos
Será lançado um concurso de fotos para jovens sobre Áreas Úmidas e a Redução de Riscos de Desastres no período de 2 de fevereiro a 2 de março de 2017 e poderão participar jovens de 18 a 25 anos, que deverão enviar suas fotos para o site www.worldwetlandsday.org . O edital está disponível aqui.

Com informações do site do Ministério do Meio Ambiente e do site Ramsar.org

Por Letícia Jardim Guedes da Redação do site Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site