quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Conheça as 8 orquídeas brasileiras em risco de extinção

O Orquidário Frederico Carlos Hoehne, ou Orquidário do Estado, nas estufas do Jardim Botânico de São Paulo, na zona sul de São Paulo, tem uma amostra permanente de plantas aos visitantes que reúne diversas espécies, desde sua fundação em 1928. Entre elas, estão orquídeas brasileiras em risco de extinção. Conheça 8 delas:

1) Brasilaelia purpurata



2) Brasilaelia xanthina

Foto: Dawsley Gonçalves
3) Brasilaelia tenebrosa
Foto: Marcos Campacci

4) Miltonia clowesii

5) Bifrenaria tyrianthina

6) Cattleya bicolor
Foto: Plants & Rescue
7) Hoffmannseggella cinnabarina

8) Zygopetalum maxillare


O Orquidário
O nome do orquidário, Frederico Carlos Hoehne, é uma homenagem ao seu fundador, que iniciou a coleção de orquídeas em 1928 e prezou pela conservação de espécies raras e/ou ameaçadas de orquídeas da flora paulista e brasileira. Seu trabalho continuou por outros curadores do orquidário que o transformaram em um fiel depositário de material genético pelo CENARGEN, recebendo plantas apreendidas devido o comércio clandestino e exportação irregular.

O orquidário é  também o núcleo de pesquisa para estudos taxonômicos (nomenclatura e identificação das espécies) e florísticos (levantamentos de espécies em várias regiões do estado e mesmo fora deste), que pode ser consultado por estudantes da área.

3 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site