domingo, 29 de novembro de 2020

5 minutos de passeio em parques melhoram a autoestima, diz estudo


Não precisa muito: apenas 5 minutos de passeio regularmente em uma área verde, como parques, jardins e praças, podem melhorar significativamente sua saúde mental, com benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo da Universidade de Essex, no Reino Unido. Aproveite a relação de parques e praças resenhados pelo site Áreas Verdes das Cidades para encontrar um local perto de sua casa.

As pessoas que têm atividades ao ar livre, como caminhada, ciclismo, jardinagem, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo praticando essas atividades por apenas 5 minutos diários. A pesquisa foi feita com dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental – e entre os jovens com problemas como ansiedade e depressão, o efeito foi ainda maior.

Além dos benefícios mentais, o passeio pode ser o começo para deixar o sedentarismo de lado e te animar para uma rotina de exercícios físicos. O passeio pode evoluir com o tempo para uma caminhada e mais tarde para uma corrida. Este, aliás, é o primeiro passo recomendado pelo preparador físico Nuno Cobra, no livro "A Semente da Vitória": 

"É como se você estivesse passeando no shopping, sem parar para ver lojas. O passeio é recomendado para todas as pessoas, mesmo as sedentárias, obesas, hipertensas, safenadas... Quem não pode dar um passeio? Isso é muito útil para todo o organismo”, diz o preparador físico.

Clique nos links abaixo para localizar a resenha, informações, fotos, vídeos e serviços de  um parque na lista de áreas verdes urbanas (parques/praças/etc) publicadas pelo site Áreas Verdes das Cidades. Faça sua pesquisa dentre as seguintes opções:

Todas as publicações: Parques por Ordem Alfabética - São Paulo, Outras Cidades do Brasil e do Mundo
Parques de São Paulo - Lista completa (por região, zona e bairros da cidade)
Os 10 melhores parques de São Paulo

Ou pesquise selecionando uma das regiões da cidade de São Paulo abaixo:
Região Central
Zona Norte
Sul
Leste
Oeste

Veja também:
Parques da Região Metropolitana de São Paulo
Parques do interior do Estado de São Paulo
Parques de outros Estados do Brasil
Parques em outros países

Você pode pesquisar também os parques de São Paulo de acordo com os temas abaixo:
Parques com playground para as crianças
Parques que permitem cachorros
Parques que permitem bicicletas
Parques com pistas de skate
Parques abertos no horário noturno

(Fonte principal: As informações sobre infraestrutura, flora e fauna dos parques municipais de São Paulo são oficiais e obtidas do Website da Prefeitura de São Paulo em http://www.capital.sp.gov.br/portal/).

Fontes da matéria: boasaude.uol.com.br
A Semente da Vitória - Nuno Cobra

Por Letícia J. Guedes - Redação do site Áreas Verdes das Cidades

1 comentários:

  1. Excelente matéria. Gosto de correr em parques, acho muito mais agradável que correr em esteira na academia.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site