sábado, 1 de outubro de 2016

Minhocão ganha jardins verticais e vira opção de lazer aos fins de semana em SP

O Minhocão está diferente, bem diferente do que era conhecido – um grande viaduto quase dentro das janelas dos apartamentos que o circundam e o trânsito infernal. Aos fins de semana – a partir das 15h de sábado até às 6h30 de segunda - é fechado para o lazer, e reúne ciclistas, skatistas, corredores, crianças, músicos de rua, performances ao vivo e food trucks.

Além disso, passou por uma recente mudança de nome – de Elevado Costa e Silva para Presidente João Goulart - e está recebendo jardins verticais, que são instalados nas paredes laterais dos prédios que circundam o viaduto. A paisagem já começou a mudar. É o projeto Corredor Verde do Minhocão, realizado pelo Movimento 90° - M90°- e pela Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2013.

Já foram instalados 6 painéis, e há mais 4 previstos para os próximos meses. O objetivo do projeto é plantar 8.000m² de jardins verticais, melhorando a qualidade do ar reduzindo a poluição sonora em torno dessa região. Formado por uma sequência de jardins verticais, o Corredor Verde do Minhocão será o primeiro no mundo.


Áreas verdes verticais
O jardim vertical provou ser eficiente no controle de alguns dos mais graves problemas ambientais urbanos, como aquecimento, umidade, barulho e poluição do ar. Também não há riscos de infiltração, problemas higiênicos, nem grandes demandas de manutenção para além de um sistema eficiente de irrigação.

Com o uso de chapas ecológicas desenvolvidas pela Tetra Pak, um tipo de feltro especial, os tubos de irrigação e um sistema controlam o funcionamento do jardim, os paisagistas criaram um monitoramento remoto e custo de manutenção bastante abaixo do que se pratica em outros jardins pelo mundo. A água da irrigação, captada da chuva, também é reaproveitada.

No Minhocão, há tanto um jardim com cerca de 30 espécies de plantas como outro com apenas três. Há cerca de 200 espécies para a escolha dos artistas que fazem o projeto de cada parque, como Matthew Wood, Daniel Steegman Mangrané, Renata De Bonis, Pedro Wirz e Christopher Page.

Fotos: M90°

Site M90°
Com informações da matéria da Revista Brasileiros


Por Letícia J. Guedes - Redação Áreas Verdes das Cidades

1 comentários:

  1. Quem teve a ideia e está fazendo isso: PARABÉNS. Só conhecia o muro do Hospital Sírio Libanês, aliás, belíssimo, na Av. 9 de Julho.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site