quarta-feira, 11 de maio de 2016

Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos (Jardim das Flores) ou Parque da FITO em Osasco

O Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos (Jardim das Flores) ou Parque da FITO, que foi visitado numa quarta-feira, fica localizado na cidade de Osasco na região metropolitana de São PauloA cidade, que tem cerca de 700.000 habitantes, foi criada como um bairro da capital paulista no final do século 19, tornando-se município emancipado em 1962. O parque localiza-se próximo da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO) numa área de 52.800 m². 
Horário de funcionamento:
5h às 20h de 2a. Feira a Domingo
Telefone:
(11) 3684-0749
Localização:
Rua Georgina, 64, Jardim das Flores, Osasco, SP
Ver no mapa

Como chegar no parque
Use a linha de ônibus de número 004-2 Terminal Santa Maria - Largo de Osasco ou a 579 Barueri (Alphaville 3 / Bradesco). As linhas 350 São Paulo (Terminal Rodoviário Barra Funda), 122 Osasco (Vila Yara), 130 São Paulo (Lapa), 133 Osasco (Centro), entre outras, têm pontos na Avenida dos Autonomista entre os números 2.600 e 3.000 (cerca de 20 min andando à pé até a entrada principal do parque).

De carro vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Há estacionamento com vagas em 45 graus demarcadas para veículos na Rua Georgina. Há outras ruas no entorno do parque onde se pode estacionar, atentando para a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura do parque
É composta por um Núcleo de Educação Ambiental (NEA), um lago com algumas espécies de peixes e tartarugas, uma quadra de esportes, aparelhos para ginástica ao ar livre, um playground, sanitários (limpeza merecendo uma melhor atenção da administração, no dia da visita) e pistas de caminhada. Dentro do NEA tem o Ecomuseu, criado desde 2010, que tem como objetivo resgatar, valorizar, divulgar a riqueza cultural e biológica e o desenvolvimento tecnológico. O local é aberto a crianças a partir de 7 anos, com prioridade para escolas municipais, estaduais, seguida das particulares. Há também uma Sala Verde, que é um espaço dotado de biblioteca, videoteca e computador ligado à rede de Internet, que permite aos usuários realizar pesquisas e elaborar trabalho sobre temas ambientais.

Flora do parque
Há remanescentes da Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, além de áreas gramadas e arborização implantada.

Fauna do parque
A avifauna é variada com muitos pássaros, além de patos, gansos, entre outros. Há peixes de várias espécies no lago e tartarugas em seu entorno.

Não há lanchonetes no interior do parque, mas há estabelecimentos comerciais em ruas do seu entorno que vendem alimentos e bebidas.

No tocante à segurança geral do parque, observamos vigia e policiais militares percorrendo-o no dia da visita.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no parque, desde que os cães estejam em guias e os mais bravos com focinheiras. Não é permitida a utilização de bicicletasskates, patins e assemelhados, bem como soltar pipas e jogar bola nas pistas.

Há várias ações e atividades realizadas no parque como yoga, cursos, oficinas, bem como palestras, visitas monitoradas, etc. no Núcleo de Educação Ambiental e no Ecomuseu


Sinopse histórica da cidade
Na região onde hoje se situa Osasco e em seus arredores existiam vários sítios e chácaras. Próximo às margens do Tietê, no século XIX, havia uma aldeia de pescadores e grandes fazendas. Uma delas foi vendida ao italiano Antonio Agù, um imigrante com quem começa a história da cidade.
Antonio Agù foi proprietário de vários negócios e terras na região. Em 1887 comprou uma gleba de terra no Km 16 da Estrada de Ferro Sorocabana. Por volta de 1890, resolveu ampliar sua olaria e convidou para sócio o Barão Dimitri Sensaud de Lavaud. A pequena fábrica, que produzia tijolos e telhas, passou a fazer também tubos e cerâmicas, dando origem à primeira indústria da cidade, a Companhia Cerâmica Industrial de Vila Osasco.
Após outras iniciativas, em 1895, Agù construiu a Estação Ferroviária, erguendo várias casas nos arredores para abrigar os operários que chegavam para atuar na obra.
Os dirigentes da Estrada de Ferro quiseram batizar a estação com o nome do principal empreendedor da região, mas Antonio Agù pediu que a homenagem não fosse dada a ele e sim à sua cidade natal na Itália: Osasco.
Daí por diante Osasco, como a região passou a ser conhecida, não parava de crescer, muitas pessoas conhecidas do comércio e diversas indústrias importantes se instalaram na cidade. Para operar as máquinas dessas indústrias foram contratados imigrantes. Essa mão-de-obra começou a formar a população do local e deu origem a seu povo. 
O movimento emancipacionista sofreu muitas contraposições e empecilhos, mas finalmente após um plebiscito conturbado, em 19 de fevereiro de 1962, Osasco obteve sua emancipação político-administrativa e tornou-se município.

Vale a pena
  • Levar as crianças para brincar no playground e equipamentos existentes no parque;
  • Caminhar pelas pistas/trilhas do parque, que têm pequenos desafios com aclives e declives, observando a vegetação ao redor que tem variadas espécies;
  • Exercitar-se nos equipamentos para ginástica existentes no parque;
  • Observar a avifauna presente na região do lago e
  • Participar de atividades físicas e culturais promovidas no parque em geral e, especialmente, no seu Núcleo de Educação Ambiental e no Ecomuseu.
_____________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
Fonte dos textos: "Website da Prefeitura de Osasco" (www.osasco.sp.gov.br/).
_____________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita  (sugerimos "clicar" no ícone compartilhar e usar o link do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

1 comentários:

  1. Abandono de animais é crime! Há vários gatos abandonados no parque, alguém precisa tomar uma atitude!!!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site