sábado, 2 de janeiro de 2016

Parque Riverside em Nova York - EUA

O Parque Riverside que fica no noroeste da Ilha de Manhattan em Nova York, foi visitado num sábado do último verão da cidade. O parque consiste em uma estreita faixa de área verde que se estende por 6 km, margeando o Rio Hudson, com cerca de 1.340.000 m² de área. Trata-se de um local repleto de plantas e árvores de diferentes espécies. Dentre suas principais atrações de interesse turístico e pontos de lazer, destacam-se as ciclovias, os monumentos e estátuas, bem como quadras públicas destinadas à prática de diversas modalidades esportivas como futebol, beisebol, voleibol, handebol, basquetebol e tênis, entre outras.
Horário de funcionamento:
Ininterrupto
Telefone:
  00 XX (1)(212) 870-3070
Localização:
475 Riverside Drive, Ste 455, Manhattan, Nova York, 10115, EUA
Ver no mapa

Para ir ao parque há algumas linhas de ônibus, entre as quais a M5.
De Metrô há várias linhas, entre outras, use a 1, 2 e 3 - 96 th Street.
De carro vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Há parques de estacionamento para veículos na altura das ruas  97, 148 e 150. Clique aqui para localização precisa.

Antes de dirigir-se ao Parque Riverside, veja a previsão do tempo para a cidade de Nova York, "clicando aqui".

infraestrutura do Parque Riverside é bem completa e bastante procurada por moradores e turistas, pois há playgrounds, várias quadras de tênis, basquete, futebol de salão, vôlei, campos de beisebol e futebol, pistas de skate e ciclovias. Na Marina da rua 79 é possível alugar caiaques e barcos para um passeio no Rio Hudson. No verão, há um grande fluxo de pessoas principalmente no Pier-Café, na altura da rua 70 e no Boat Basin, na altura da rua 79.

flora do parque tem além dos tradicionais plátanos, olmos, sóforas-do-japão, cárpinos, entre várias outras. A vegetação é mais abundante entre as ruas 116 e a 124.

Quanto a fauna do local há muitos pássaros dado à presença da vegetação e do Rio Hudson, sendo comum a presença de animais como esquilos e diversos tipos de aves que utilizam o parque como abrigo.


Quanto a alimentação há muitas opções ao longo do parque, onde são vendidos alimentos e bebidas (clique aqui).

Atenção! Animais são permitidos, desde que com "guia/coleira" e seus donos limpem seus eventuais dejetos restrição para fumar e beber álcool, que aliás é comum a todos os parques públicos de Nova York.

Riverside Park conta com uma programação cultural bastante diversa o ano todo - dê uma olhada no site do parque e veja o calendário de eventos atualizado (clique aqui) - e o melhor, as apresentações, tais como concertos de orquestras, peças teatrais e cinema ao ar livre, são gratuitas.

Sinopse Histórica
O parque Riverside é um dos apenas oito marcos cênicos oficialmente designados pela Prefeitura da cidade de Nova York. Em épocas remotas, afloramentos rochosos criados por meio de depósitos glaciais pré-históricos desciam diretamente para a costa do rio Hudson. Eles eram densamente arborizada até 1846, quando a "Hudson River Railroad" cortou a encosta florestada. Reconhecendo a expansão da cidade em direção ao norte, William R. Martin propôs em 1865 que fosse construído um passeio panorâmico e um parque em Upper West Side de Manhattan. O terreno entre as elevações e ferrovia foi comprado pela cidade ao longo dos dois anos seguintes.
Frederick Law Olmsted (1822-1903), famoso co-criador dos parques Central e Prospect, foi encomendado em 1873 a apresentar um plano para a área, combinando um parque e um via expressa adequando-os aos contornos topográficos gerais dos montes e vales existentes. Ao longo dos vinte e cinco anos seguintes, projetos do parque foram desenvolvidos sob uma sucessão de arquitetos paisagistas, incluindo Samuel Parsons (1844-1923) e o parceiro de Olmsted, Calvert Vaux (1824-1895). O resultado, que se estendia das ruas 72 a 125, era um parque com grandes, bulevares arborizados, combinados com um parque rústico de estilo Inglês, com árvores e arbustos organizados, contrastando com ambientes naturais e vistas amplas. Hoje o Parque Riverside, que os nova-iorquinos tanto apreciam, 
é gerido pela Riverside Park Conservancy, e tem mais de 1,34 Km² de belos recantos entre as ruas 59 a 155.
Saibam mais sobre a história do local clicando aqui.

Vale a pena
  • Utilizar a variada estrutura para a prática de esportes como tênis, basquete, futebol de salão, vôlei, beisebol, futebol (americano e o "nosso"), skatismo e ciclismo, entre outros;
  • Caminhar pelo interior do parque, observando a vegetação e a avifauna presente no local;
  • Andar de bicicleta ou caminhar pela orla do Rio Hudson, especialmente no "Cherry Walk", sentindo a brisa e vendo as embarcações que nele navegam, assim como o pôr do Sol, que reflete em suas águas;
  • Alugar, no verão, caiaques e barcos na marina da rua 79 para um passeio no Rio Hudson; 
  • Fazer um lanche ou tomar um café no Pier-Café, na altura da rua 70 ou no Boat Basin, na altura da rua 79 e
  • Participar dos muitos eventos culturais e esportivos que o Parque Riverside disponibiliza.
__________________________________________________________________________________
Fontes: Websites do Riverside Park Conservancy (https://riversideparknyc.orge NYC Department of Parks&Recreation (http://www.nycgovparks.org).
___________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone compartilhar e usar o link do "YouTube" para uma melhor visualização).
A seguir, veja fotos tiradas no local (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site