quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Parque Barigui em Curitiba

Parque Barigui em Curitiba
A visita ao Parque Barigui em Curitiba, capital paranaense, foi feita em dois dias (num sábado e domingo). O parque tem cerca de 1.400.000 m² e seu nome tem origem indígena que significa "rio do fruto espinhoso", em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda remanescentes na região. Devido a sua localização, próximo ao centro da cidade, e sua infraestrutura, o Barigui é o parque mais frequentado de Curitiba (O endereço do Parque Barigui é Av. Cândido Hartmann, s/nº, ver no mapa)

Parque Barigui

Horário de funcionamento
Aberto 24 horas
Telefone
  (41) 3350-9891
Localização
Av. Cândido Hartmann, s/ n° – Bigorrilho/Cascatinha/Mercês/Santo Inácio, Curitiba, PR. Entradas também pela BR-277 e Av. Manoel Ribas.
Ver no mapa


Há várias linhas de ônibus que dão acesso ao parque, conforme abaixo:
Entrada pela BR-277
  • Expresso (vermelho): Terminal Campina do Siqueira (Centenário-Campo Comprido); 
  • Linha direta (ligeirinho – prata): estação-tubo Barigui (Pinhais-Campo Comprido – sentido Campo Comprido); Terminal Campina do Siqueira (Curitiba-Campo Largo, Inter 2 e Pinhais-Campo Comprido);
  • Alimentadores (laranja): Terminal Campina do Siqueira e
  • Troncais e convencionais (amarelos): São Braz, Tiradentes-Tuiuti-Barigui e Terminal Campina do Siqueira
Entrada pela Av. Cândido Hartmann
  • Troncais e convencionais (amarelos): Bigorrilho, Capão da Imbuia-Parque Barigui, Savoia e Tiradentes-Tuiuti-Barigui;
  • Interbairros II (verde) e
  • Linha Turismo
Entrada pela Av. Manoel Ribas
  • Troncais e convencionais (amarelos): Jardim Itália e Santa Felicidade e
  • Linha Turismo (ponto Portal Italiano).
Caso vá de carro acesse o link "Ver no mapa" no "box" acima e trace seu roteiro.

Há estacionamentos para veículos no interior do parque com 1950 vagas, inclusive com locais exclusivos para portadores de necessidades especiais. Além disso, como não é cercado de grades, as ruas das proximidades também podem ser utilizadas, mas sempre observando a sinalização de trânsito no local.

O que fazer no Parque Barigui


O parque é o maior de Curitiba e ocupa 4 bairros da cidade e, como não possui grades, permanece aberto para a população. Com 3 lagos (um deles com 230 mil m²), 3 bosques, trechos à margem do rio Barigui e diversas atrações, o local é um dos pontos turísticos preferidos da cidade.

Para exercícios e atividades físicas, dispõe de 3 pistas (3.300, 2.850 e 1.045 metros) para caminhada e corrida, ciclovia e pista de skate e de patinação 2 quadras de futebol de areia, 1 de footsack, 2 de vôlei de areia e 1 poliesportiva.

As academias ao ar livre e conjuntos de barras em aço inox e troncos podem ser utilizadas, assim como a academia de ginástica Professora Judith Passos (no prédio de antiga olaria. Informações sobre as atividades no telefone 41 3240-1104).

As crianças têm um playground tradicional (piso de areia) e 2 parquinhos infantis inclusivos, com piso emborrachado em cores e diversos brinquedos (alguns deles adaptados). Há tabuleiros de jogo da velha, dama e xadrez e um quadro negro com giz para desenhar

O parque disponibiliza 25 churrasqueiras (uso livre). 

Há 2 restaurantes: Maggiore (somente aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h) e o Bistrô Casa Amarela (de segunda a sábado, das 11h às 17h30) e lanchonetes: Do Farol, Do Lago e Barigui.

É permitido cachorros e o uso de coleiras é obrigatório.

Entre as atrações do parque estão a mini usina hidrelétrica (gera metade do consumo do parque por mês) com iluminação especial a noite e a pista de aeromodelismo.
 
As atividades culturais não ficam de fora, com eventos na Casa da Leitura, Teatro Maria Fumaça e no Museu do Automóvel. Para conferir a programação, horários e outras informações, clique nos links.

O Pavilhão de Exposições (Centro de Eventos Positivo) tem 7.500 m² estruturados para receber grandes exposições, convenções e feiras. O parque também é a sede da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, do Complexo Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP Barigui (que promove cursos, palestras e eventos para a população), do Grupo Escoteiro Tapejara

Há sanitários públicos (com cabines adaptadas) e sanitários pagos em bom estado de conservação. 

A segurança é feita com patrulhamento da Guarda Municipal.

Flora
Sua flora é composta por espécies como a Araucária, erva-mate, pitangueira, vassourão-branco, bromélia, orquídea, mirta, guabirotuba e guabiroba.

Fauna
Quanto à fauna há grande variedade de aves como a Garça-branca, quero-quero, tico-tico, sabiá, biguatinga, preá, capivara, cutia, sagüi e gambá. Com sorte o visitante poderá encontrar também uma das figuras mais populares da cidade, o polêmico jacaré do Barigui. Um jacaré-do-papo-amarelo adulto que costumeiramente toma seus banhos de sol às margens do lago. Há anos ele vive no local sem nunca ter incomodado os demais usuários do parque.

Além de refúgio para animais, o parque é também a grande área de preservação natural da região central da cidade. Seus bosques ajudam a regular a qualidade do ar enquanto que o seu imenso lago, com 230.000 , ajuda a conter as enchentes do Rio Barigui, que, segundo a Prefeitura, antigamente eram tão comuns em alguns trechos da parte mais baixa de Curitiba.

O Parque Barigui, assim como os demais parques da cidade, faz parte de uma política municipal de preservação de fundos de vale. O objetivo é evitar o assoreamento e a poluição dos rios através de monitoramento, proteger a mata ciliar, bem como impedir a ocupação irregular das suas margens, tornando estas áreas abertas à população na forma de parques.


História do Parque Barigui
O nome Barigui tem origem indígena e significa "rio do fruto espinhoso", em alusão às pinhas das araucárias nativas, que ainda permanecem no local. O lugar, uma antiga "sesmaria" pertencente a Martins Mateus Leme, foi transformado em parque em 1972 pelo então prefeito da cidade, sendo o projeto do arquiteto Lubomir Ficinski.

Nos três bosques constituídos por capão de floresta primária nativa e por florestas secundárias, procuram refúgios diversos animais nativos ou migratórios como garças-brancas, preás, quero-queros, tico-ticos, gambás e outros.


Vale a pena
  • Visitar o Museu do Automóvel para os aficcionados desse veículo;
  • Fazer uma refeição nos estabelecimentos comerciais existentes no parque que margeiam o lago, admirando o entorno;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds que têm bons equipamentos;
  • Fazer um piquenique num dos quiosques e várias churrasqueiras que estão disponibilizados gratuitamente a quem chegar primeiro;
  • Jogar seu esporte preferido em uma das quadras esportivas existentes;
  • Utilizar as salas de ginástica disponíveis nas quais são oferecidas aulas de condicionamento físico, alongamento, dança moderna, ginástica para a terceira idade, orientação para caminhada e peteca;
  • Percorrer as boas ciclovias existentes no parque com sua bike e
  • Andar e/ou correr pelas trilhas/pistas do parque, admirando a natureza ao redor.
_________________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
_________________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos do Parque Barigui tiradas no dia da visita (Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

1 comentários:

  1. Muito bom Guedes, como sempre. Até enviei para meus amigos em Curitiba, pois com certeza, eles mesmos faz muito tempo que não visitam seus lindos parques. Quando se mora em uma cidade boa como Curitiba, se esquece das sua belezas.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site