quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Parque Tanguá em Curitiba

O Parque Tanguá, que fica nos bairros de Pilarzinho e Taboão em Curitiba (capital do Paraná), foi visitado numa sexta-feiraOcupa uma área de 235.000 m² e garante a preservação da bacia norte do rio Barigui, bem próximo à sua nascente, no município de Almirante Tamandaré. Foi inaugurado em 1996 em um local antes degradado com pedreiras desativadas.

Parque Tanguá

Horário de funcionamento

6h às 20h 
Telefones
(41) 3350-9630
Endereço
Rua Oswaldo Maciel s/nº, Pilarzinho, Curitiba
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Tanguá

Para chegar ao Parque Tanguá, utilize as linhas de ônibus "Alimentador (laranja): Santa Felicidade-Santa Cândida", "Troncais e convencionais (amarelos): Mateus Leme e Nilo Peçanha", "Interbairros II (verde)" e a "Linha Turismo".

De carro, vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. 

Há estacionamento para veículos no parque com acesso pela Rua Oswaldo Maciel ("piso" superior) e também pela R. Dr. Bemben, s/nº ("piso" inferior).

Antes de visitar o local, consulte a previsão do tempo para Curitiba (clique aqui).

O que fazer no Parque Tanguá


O parque recuperou uma área de pedreiras desativadas e se tornou um dos principais cartões postais de Curitiba. O relevo acidentado do local criou diversos tipos de paisagem e dois "andares". Na parte superior, há o jardim Poty Lazarotto, inspirado nos jardins franceses, e um belvedere de 3 andares com loja de souvenirs (Leve Curitiba), bistrô (8h às 19h), lanchonete e mirantes para usufruir a vista da cidade e da cascata de 65 metros de queda em um paredão rochoso.

Na parte inferior, um túnel passa em meio a uma rocha que une dois lagos com cerca de 50 metros de extensão e um ancoradouro que formam uma bela vista. A passagem pelo túnel está fechada para visitas por motivos de segurança.

Assim, há duas entradas ("pisos") no Parque Tanguá, uma pela sua parte superior, onde há o Jardim Poty Lazzarotto e o belvedere, e outra na inferior, onde estão os lagos, ancoradouro, túnel na rocha, etc., propiciando ao visitante uma boa caminhada e disposição para curtir as atrações dos dois "pisos".

À noite, o Parque Tanguá dispõe de iluminação especial para valorizar seu paisagismo com cores e focos na queda de água, na arquitetura das torres e nas escadarias.

Até maio de 2023, o carrossel veneziano funciona no parque para crianças até 12 anos (e para aquelas com idade entre 0 e 2 anos, acompanhadas de adulto). O brinquedo é gratuito e funciona de terça a sexta (12h às 20h) e sábado e domingo das 9h às 20h.

Para exercícios e atividades físicas, o parque tem pista de terra para caminhada e corrida e ciclovia.

O espaço possui ainda dez quiosques com churrasqueiras de concreto gratuitas, que podem ser ocupadas por ordem de chegada.

É proibida a entrada de cachorros e outros animais domésticos. Há permissão de bicicletas apenas nas ciclovias, assim como skates e patins.

Os sanitários estavam limpos na visita (funcionam no horário limitado de 8h às 18h).

Quanto à segurança em geral do parque, observamos alguns vigias no dia da visita.

Flora

Conforme a Prefeitura da cidade a flora do local tem branquilho, veludo, maria-mole, cambuí-do-brejo, embira-branca, baga-de-pombo, tarumã, aroeira, congonha, corticeira-do-brejo, bromélia, cambuí-manchado, miguel-pintado, mamica-de-porca, araucária, canela, pessegueiro-bravo, bugreiro, carvalho, cafezeiro-bravo, erva-mate, imbuia, sassafrás, camboatá, pinheiro-bravo, caúna, guaçatunga e bracatinga.

Fauna

fauna tem exemplares de pato silvestre, morcego, gambá, tatu, cisqueiro, pavó, quero-quero, frango-d’água, jaçanã, marreca ananaí, socó-dorminhoco, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, parelheira, cobra-d’água, boipeva, jararaca, teiú e cágado-cabeça-de-cobra.

História do Parque Tanguá


Situado nas antigas pedreiras da família Gava junto ao rio Barigui, entre os municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré, este parque preserva a natureza num local destinado inicialmente para abrigar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial.

Posteriormente, em 6 junho de 1998 foi inaugurado dentro do parque, o Jardim Poty Lazzarotto nome do artista plástico Napoleon Potyguara Lazzarotto, um curitibano nascido no aniversário de Curitiba, em 29 de março de 1924. Poty, ainda menino rabiscava sonhos em papel de embrulho, no restaurante Vagão do Armistício, a beira dos trilhos da estrada de ferro, no bairro Cajuru. Cresceu e sua arte está em livros, gravuras, quadros, murais, painéis, ruas e praças da cidade.

Vale a pena
  • Visitar o Jardim Poty Lazzarotto (entrada pela R. Oswaldo Maciel), observando seu estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água;
  • Fazer um piquenique ou churrasco utilizando-se da infraestrutura do local (quiosques, churrasqueiras, etc,) e
  • Andar e/ou correr pelas trilhas/pistas existentes no parque, admirando a natureza.
_________________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
_________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

4 comentários:

  1. Muito bom, Guedes.
    E pelo visto, ainda vem mais pela frente.
    Abs
    Nelson

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de alertar,aos visitantes do Parque Tanguá , sobre o perigo de assalto.Pois no dia 21/02 /2018,eu e mais duas pessoas fomos vitimas de um indivíduo, portando uma faca (próximo do restaurante DECK) ,e levou os nossos celulares... Acionamos a guarda municipal,e fizemos o B.O na PC!
    Mas,nada foi recuperado...
    Que fique o alerta!

    ResponderExcluir
  3. Bem, achei muito lindo mesmo.
    Porém, tinha vários cachorros com seus donos, muitos sem guias.
    Em relação ao carrossel podia ser pago, para sua conservação e permitissem adultos também.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site