segunda-feira, 11 de maio de 2015

Parque Tanguá em Curitiba

O Parque Tanguá, que fica nos bairros de Pilarzinho e Taboão em Curitiba, foi visitado numa sexta-feiraOcupa uma área de 235.000 , e garante a preservação da bacia norte do rio Barigüi, bem próximo à sua nascente, no município de Almirante Tamandaré. Foi inaugurado em 23 de novembro de 1996 num local destinado inicialmente para abrigar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial.
Horário de funcionamento:
8h às 18h 
Recursos:
   Trilha   Estacionamento Programação cultural
Telefones:
(41) 3350-9630
Localização:
Rua Oswaldo Maciel s/nº, Pilarzinho, Curitiba
Ver no mapa

Para chegar ao Parque Tanguá, utilize as linhas de ônibus "Alimentador (laranja): Santa Felicidade-Santa Cândida", "Troncais e convencionais (amarelos): Mateus Leme e Nilo Peçanha", "Interbairros II (verde)" e a "Linha Turismo".

De carro, vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. 

Há estacionamento para veículos no parque com acesso pela Rua Oswaldo Maciel ("piso" superior) e também pela R. Dr. Bemben, s/nº ("piso" inferior).

Antes de visitar o local, consulte a previsão do tempo para Curitiba (clique aqui).

Infraestrutura
Há lagos, ancoradouro, lanchonete, pista de Cooper, ciclovia, cascata, caramanchão, ponte, mirante, belvedere, bistrô, sanitários, loja, torres para observação, jardim com canteiros e espelhos d’água. Há também um túnel que passa em meio a uma rocha que une dois lagos, com cerca de 50 metros de extensão, cascata e um ancoradouro. Por dentro do túnel há uma passarela de madeira, que leva os visitantes até um mirante. O espaço possui ainda dez quiosques com churrasqueiras de concreto gratuitas, que podem ser ocupadas por ordem de chegada. 
Em 1998, dois anos após a inauguração do parque, foi criado o “Jardim Poty Lazzarotto”, que possui o portal de acesso característico do local. A estrutura é denominada belvedere, termo de origem italiana que se refere a uma estrutura construída para usufruir de uma vista. Composto por três andares, a estrutura é formada por decks metálicos, um bistrô, banheiros, uma loja com artigos turísticos e torres para observação. Além disso, o espaço possui também um mirante de 65 metros de altura, uma cascata, um jardim em estilo francês e um espelho d’água. 
Atentar que há duas entradas ("pisos") no parque, uma pela sua parte superior, onde há o Jardim Poty Lazzarotto e o belvedere, e outra na inferior, onde estão os lagos, ancoradouro, túnel na rocha, etc., propiciando ao visitante uma boa caminhada e disposição para curtir as atrações dos dois "pisos".

Conforme a Prefeitura da cidade a flora do local tem branquilho, veludo, maria-mole, cambuí-do-brejo, embira-branca, baga-de-pombo, tarumã, aroeira, congonha, corticeira-do-brejo, bromélia, cambuí-manchado, miguel-pintado, mamica-de-porca, araucária, canela, pessegueiro-bravo, bugreiro, carvalho, cafezeiro-bravo, erva-mate, imbuia, sassafrás, camboatá, pinheiro-bravo, caúna, guaçatunga e bracatinga.

fauna tem exemplares de pato silvestre, morcego, gambá, tatu, cisqueiro, pavó, quero-quero, frango-d’água, jaçanã, marreca ananaí, socó-dorminhoco, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, parelheira, cobra-d’água, boipeva, jararaca, teiú e cágado-cabeça-de-cobra.

Há uma lanchonete e um bistrô no interior do Parque Tanguá onde podem ser adquiridos alimentos e bebidas

Atenção! Há restrições para animais domésticos, bicicletas (permissão apenas nas ciclovias), bebidas alcólicas, skates, patins e assemelhados, jogar bola, empinar pipas e jogar lixo no chão.

No tocante à segurança em geral do parque, observamos alguns vigias no dia da visita.

Sinopse Histórica
Situado nas antigas pedreiras da família Gava junto ao rio Barigui, entre os municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré, este parque, inaugurado em 23 de novembro de 1996, preserva a natureza num local destinado inicialmente para abrigar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial.
Posteriormente, em 6 junho de 1998 foi inaugurado dentro do parque, o Jardim Poty Lazzarotto com: portal de acesso, mirante a 65m de altura, cascata e um grande jardim em estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água- de onde projeta-se o belvedere, na forma de terraço elevado em meio a um tapete verde. Nos três pisos do belvedere encontram-se distribuídos decks metálicos, bistrô, sanitários públicos, loja e torres para observação.
O Jardim Poty Lazzarotto eterniza a memória do artista plástico Napoleon Potyguara Lazzarotto, um curitibano nascido no aniversário de Curitiba, em 29 de março de 1924. Poty, ainda menino rabiscava sonhos em papel de embrulho, no restaurante Vagão do Armistício, a beira dos trilhos da estrada de ferro, no bairro Cajuru. Cresceu e sua arte está em livros, gravuras, quadros, murais, painéis, ruas e praças da cidade.

Vale a pena
  • Visitar o Jardim Poty Lazzarotto (entrada pela R. Oswaldo Maciel), observando seu estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água;
  • Percorrer um túnel que passa em meio a uma rocha que une dois lagos, com cerca de 50 metros de extensão, observando o belo cenário ao redor;
  • Fazer um piquenique ou churrasco utilizando-se da infraestrutura do local (quiosques, churrasqueiras, etc,) e
  • Andar e/ou correr pelas trilhas/pistas existentes no parque, admirando a natureza.
_________________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
Fontes: Websites da "Prefeitura de Curitiba" (http://www.curitiba.pr.gov.br/) e "Gazeta do Povo" (http://guia.gazetadopovo.com.br).
_________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

2 comentários:

  1. Muito bom, Guedes.
    E pelo visto, ainda vem mais pela frente.
    Abs
    Nelson

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site