quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter em Curitiba


Visitamos numa quinta-feira o Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, que fica localizado no bairro Jardim Botânico de Curitiba, capital do Estado do Paraná. O local tem 178.000 m² de área no total e foi inaugurado em 1991. 

Jardim Botânico de Curitiba

Horário de funcionamento

6h às 19h30 
Telefones
(41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu)
Localização
Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski, Jardim Botânico, Curitiba

Ver no mapa

Como chegar ao Jardim Botânico de Curitiba

  • Ônibus - linhas "Expresso Centenário/ Campo Comprido", "Pinhais/Rui Barbosa", "Cabral/Portão" e a "Linha Turismo".
  • Carro - vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. 
estacionamento para veículos no parque com acesso pela Rua Engenheiro Ostoja Roguski. Como tem um número limitado de vagas, utilize também os logradouros próximos, principalmente nos finais de semana, observando a sinalização de trânsito no local. 

Antes de visitar o local, consulte a previsão do tempo para Curitiba (clique aqui).

O que fazer no Jardim Botânico de Curitiba

No local está um dos principais cartões-postais da cidade: a estufa de estrutura metálica e vidro com três abóbodas do estilo art-noveau e inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século 19, e com iluminação especial à noite. 

A estufa é climatizada e mantém espécies da Mata Atlântica como caraguatá, caetê e palmito. Aberta para o público, da estufa se tem uma vista privilegiada do jardim em estilo francês com seus canteiros geométricos. Também fazem parte da paisagem, chafarizes e a escultura intitulada "Amor Materno" do artista João Zaco.

Mais de 40% da área total do Jardim Botânico é o Bosque de Preservação Permanente, onde estão as nascentes formadoras dos lagos do local e por onde passa o rio Cajuru e abriga vegetação nativa da região.

Outra atração é o Museu Botânico Municipal com educação ambiental, exposições e biblioteca específica para consulta local. Hoje, o museu possui cerca de 330 mil exsicatas – plantas secas preparadas para coleção botânica – além de coleção de amostras de madeiras e frutos. Com esse rico material de pesquisa botânica, é considerado um dos maiores herbários do Brasil e o maior do Paraná.

Há também o Jardim das Sensações, que é um espaço delimitado por cerca viva, onde os sentidos do visitante são tentados, por meio do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas. Através da cerca e do túnel vegetal é possível ver as cores da natureza, sentir com as mãos a textura, a forma e o tamanho das plantas, ouvir o som da cascata e do vento, sentir o perfume das flores e da vegetação. O percurso pode ser feito com os olhos vendados ou não. Inaugurado em dezembro de 2008, o Jardim das Sensações oferece um sequência de sensações, experiências e impressões inesquecíveis ao visitante. Fecha às segundas-feiras para manutenção.

O Espaço Cultural do Jardim Botânico tem a Galeria das Quatro Estações, que representam as características de cada uma delas
, identificadas por quatro esculturas clássicas em mármore branco, importadas de Portugal. O Salão de Exposições traz trabalhos artísticos, artesanais e também científicos.

O Jardim Botânico tem um espaço apropriado para exercícios físicos, alongamento, com placas de orientação para ginástica e pista iluminada para caminhada ao redor do bosque.

Há uma lanchonete/bistrô no interior do Jardim Botânico, onde podem ser adquiridos alimentos e bebidas.

Não é permitida a entrada de cachorro. Também são proibidos bicicletas, skates, patins, jogar bola e empinar pipas.

Quanto à segurança geral do parque, observamos alguns vigias no dia da visita, transmitindo tranquilidade para os usuários.

Ao lado do Jardim Botânico há o Centro de Esporte e Lazer Velódromo, com entrada pela Rua Dr. Jorge Meyer Filho, 1.210, que possui cancha de futebol de areia, quadras de tênis de campo e pista de ciclismo (velódromo).  As atividades disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), que gere o local, são ginástica para 3ª idade e ciclismo.

Flora
A flora do
 local conta com espécies como araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas.

Fauna
Conforme levantamento da Prefeitura, há gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim e gralha-picaça.

História do Jardim Botânico de Curitiba


O Jardim Botânico de Curitiba, inaugurado em 5 de outubro de 1991, é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico do País, em especial da flora paranaense.

O nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter (1929-1989), uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba.

Vale a pena
  • Visitar a estufa principal, observando a vegetação existente no local;
  • Percorrer os jardins em estilo francês, logo após a entrada do Jardim Botânico;
  • Visitar o Museu Botânico com seu belo acervo ;
  • Caminhar no interior do Jardim das Sensações, atentando para a beleza da vegetação e sentindo seus aromas e
  • Andar e/ou correr pelas boas trilhas/pistas do Jardim Botânico.

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

3 comentários:

  1. Parabéns Guedes.
    Mostrou muito bem a beleza do Jardim Botânico de Curitiba e como te afiancei, a cidade tem muitos outros belos parques que merecem ser exibidos e visitados.
    Abs
    Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde, Nelson. Estão em preparação para novas publicações mais três parques de Curitiba...Abs

      Excluir
  2. Mi é piaciuto molto la visita fatta nel 2001 del giardino botanico ( Lingua italiana)

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site