sexta-feira, 30 de março de 2018

Parque Sena em São Paulo

Parque Sena, visitado num domingo, fica localizado em Palmas do Tremembé, Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé, zona norte da cidade de São Paulo. O parque tem cerca de 22.000 m² de área total e não tem gradis cercando-o, mais parecendo uma praça (Coronel José Pedro de Castro como muitos ainda conhecem o local), que aliás o precedeu.

Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
(11) 2203-5837
Localização:
Rua Sena, 349, Palmas de Tremembé
Ver no mapa
Para chegar ao parque use as linhas de ônibus 1709-10 Jd. Joana D’arc / Metro Tucuruvi, 1778-51 Cem. Pq. Dos Pinheiros / Pca. Do Correio, 1789-10 Recanto Verde / Metro Santana, 1726-51 Clube Plêiades / Metrô Santana, 1764-10 Jd. Corisco / Metro Santana, 
1764-41 Cemitério Pq. da Cantareira / Metrô Parada Inglesa e 1788-10 Jd. Fontalis / Metro Santana.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Para estacionar seu veículo há vagas em ruas próximas ao parque, mas, como sempre, verifique a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura do parque
Trilhas, equipamentos de ginástica, áreas para pesquisa ambiental, entradas acessíveis.

Fauna do parque
Conforme levantamento da Prefeitura de São Paulo foram registradas 21 espécies de aves, incluindo rapinantes: gavião-carijó e carrapateiro. Outras aves como rolinha, bem-te-vi, sabiás, sanhaçu, corruíra, joão-teneném, ferreirinho-relógio, cambacica e piá-cobra também habitam o Parque. O beija-flor rabo-branco-de-garganta-rajada e periquitos-tiribas são exemplos de espécies endêmicas da Mata Atlântica. Além disso, foram vistos grupos de saguis.

Flora do parque
Apresenta vegetação composta por bosque heterogêneo, gramados, áreas ajardinadas e arborização esparsa. Destacam-se angico, areca-bambu, cerejeira-do-japão, falsa-seringueira, ingá-banana, jacarandá-mimoso, jaqueira, jerivá, manduirana, mangueira, paineira, palmeira-de-leque-da-china, palmeira-rabo-de-peixe-anã, sacambu, sibipiruna e tapiá-guaçu.

Não há restrição para animais domésticos no parque.

Sinopse histórica
O parque localiza-se na região da Serra da Cantareira e foi criado dentro de um novo conceito de conservação e educação ambiental na região. O projeto do parque previa oferecer à comunidade atividades de lazer contemplativo e caminhadas nas trilhas do parque. A implantação do parque teve ainda como objetivo a recuperação de taludes, com possibilidades de integração futura de áreas livres lindeiras.

No tocante à segurança geral do parque, não observamos quaisquer vigias no dia da visita.

Vale a pena
  • Caminhar pelas pistas/trilhas do parque,observando a rica vegetação ao redor.
________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
Fonte: "Website da Prefeitura de São Paulo" (http://www.capital.sp.gov.br/portal/
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

2 comentários:

  1. O parque sena é um privilégio para quem mora na zona norte, porém ele está com uma cratera que está até perigoso ir com criança ou até mesmo idoso passear no local. Devido as chuvas, ocorreu uma abertura bem no centro da pistinha de caminhada, sendo o local está aberto com pouca sinalização e até o momento não fizeram o reparo, o problema aconteceu final de 2016, contudo não podemos usufruir na pista de caminhada do parque sena em razão do buraco.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site