quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Parque Jacuí - Núcleo Engº Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva em São Paulo

Visitamos num domingo o Parque Jacuí - Núcleo Engº Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva, que fica localizado na Vila Jacuí, zona leste de São Paulo, e tem cerca de 170.000 m² de área no total. A área, também pertencente ao complexo Parque Ecológico do Tietê, faz divisa com o Parque Ecológico do Tietê - Núcleo Engenheiro Goulart e foi projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake e inaugurada em março de 2010.

Parque Jacuí 

Horário de funcionamento:
8h às 17h
Telefone:
(11) 2033-1940
Localização:
Rua Catleias, 911, Vila Jacuí, União de Vila Nova
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Jacuí
  1. Carro - vá até o box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. Há 2 estacionamentos para veículos no parque, sendo 178 vagas no principal, ao lado da entrada do parque.
  2. Ônibus - linhas de números 2590-10 - União De Vila Nova - Pq. D. Pedro II, 2590-21 - União de Vila Nova - Pq. D. Pedro II, 2723-10 - União de Vila Nova - Metrô Itaquera. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
  3. Metrô - desembarque na Estação Artur Alvim, pegue o ônibus 2702-10 - Vila Americana - desça na Av. São Miguel, altura do nº 9.000, siga até o acesso ao túnel da CPTM. Após passar pelo túnel já estará no parque.
  4. CPTM - desembarque na Estação Ermelino Matarazzo, pegue o ônibus 2590-10 - União de Vila Nova e desça em frente ao parque.
Infraestrutura do Parque Jacuí

O parque possui 2 campos de futebol, 3 quadras poliesportivas, pista de bicicross, quadra para vôlei de praia, pista de skate e pista asfaltada de 1.632 metros para caminhada e corrida. Equipamentos de ginástica completam a estrutura para atividades físicas.

Para o lazer,  há 12 quiosques (com churrasqueiras, mesa, bancos e pia de alvenaria) e salão de festas -ambos tem que ser reservados antecipadamente e são gratuitos para o uso. O parque também tem espaço para atividades comunitárias, arena e espaço de recreação, além de 2 playgrounds para as crianças.

As duas lanchonetes no interior do parque estão fechadas, mas na rua em frente ao local estão pequenos estabelecimentos comerciais que vendem alimentos e bebidas.

O núcleo para educação ambiental reúne programação de eventos para a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente para todas as idades. O parque tem um viveiro de mudas, mas o acesso é restrito. Dois centros de atividades para terceira idade dispõe de aulas de dança, yoga e outras (é necessário fazer inscrição).

A entrada de animais domésticos, como cachorros, é proibida no Parque Jacuí.

Os sanitários estavam limpos quando da visita.

Não observamos vigilantes no parque à exceção da sua portaria, mas ao percorrê-lo sentimo-nos seguros.

Fauna
Pássaros de diversos, sendo a maioria de espécies originárias da Mata Atlântica.

Flora
O projeto paisagístico inclui área gramada, passeios e plantio de 991 mudas de espécies frutíferas, como pitanga, jatobá, araçá, tâmara e guariroba, mais árvores ornamentais, somente de floração, como jequitibás, ipês, oitis, palmeiras e 3.500 mudas de arbustos.

História do Parque Jacuí
O núcleo Vila Jacuí (Unidade de Lazer Engenheiro Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva) foi o primeiro espaço de lazer, cultura, recreação e educação ambiental a ser implantado dentro do escopo do projeto Parque Várzeas do Tietê, que prevê a construção de mais 32 centros com igual perfil.  A área, que faz divisa com o Núcleo Engenheiro Goulart, foi projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake e inaugurada em março de 2010.

A área onde se encontra o núcleo Jacuí foi disponibilizada a partir da remoção de ocupações irregulares durante as obras de implantação da interligação da rodovia Ayrton Senna com a avenida Jacu Pêssego, ou seja, representam a compensação ambiental pela extensão da Jacu Pêssego até o trecho Sul do Rodoanel.

Vale a pena do Parque Jacuí

  • Utilizar os quiosques existentes para fazer churrascos ou um simples piquenique;
  • Usar campos, piscinas e quadras para praticar seu esporte preferido;
  • Andar de skate na boa pista disponível no local e
  • Caminhar e/ou correr na pista asfaltada com cerca de 1,7 km de extensão.

Veja vídeo feito no Parque Jacuí na nossa visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).



A seguir, veja fotos do Parque Jacuí, tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Parque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque Jacuí - quiosqueParque Jacuí - quiosqueParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque Jacuí - Pista de skateParque Jacuí - HortaParque JacuíParque Jacuí - Pista de skateParque Jacuí - Pista de skateParque Jacuí - Pista de skateParque Jacuí - Pista de skateParque Jacuí - QuadraParque Jacuí - Pista de skateParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque JacuíParque Jacuí - Pista de skateParque Jacuí - Pista de skateParque Jacuí - Pista de skateParque Jacuí - Pista de skateParque Jacuí - Pista de skateParque JacuíParque Jacuí

41 comentários:

  1. eu adoro este parque faz 4 anos que faço caminhada e maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Só depois de 6 anos após inauguração que conheci o Parque que fica tão perto de minha residência. Fui ao aniversário de minha afilhada Yasmim e fiquei encantada. Muito lindo mesmo. Muito bem planejado e executado.Nada a acrescentar ou tirar do Parque. Amei. Os frequentadores também estão de parabénsnão vi nada a desanimar.Ambiente bem familiar. Ultrapassou às minhas expectativas. Amei e se possível voltaremos !

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo meu comentário acima:
    Nada a desabonar e não desanimar.

    ResponderExcluir
  4. Falta mais barras fixa e paralelas para treinar e manutenção das mesmas

    ResponderExcluir
  5. Um parque que se tornará uma referência em lazer e atividades esportivas.
    A começar pela programação de Corridas neste ano de 2018. A direção está de parabéns!

    ResponderExcluir
  6. estou muito desepcionada comecei a frequentar o parque por causa do meu cachorro e agora fui barrada na portaria porque simplismente ñ pode mais entrar com animais de estimaçao acho uma falta de respeito trabalho a semana td e ñ posso passear com meu animal no parque ela tinha o costume de ir td fim de semana ja faz tres anos que frequentava o parque por causa delaagora ñ iremos mais fica minha indignaçao com a direçao porque ñ poder ir em parque passear com um cachorro vacinado docil nuca vi problema la com cachorros sobre a reasponsabilidade dos donos fica minha indignaçao mais uma fez so queria entender se ate o shop aceita cachorrios mais em um parque publico nao

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ir embora do parque Jacuí, pois desde julho de 2018 nao pode mais levar cachorro la. Uma pena.

    ResponderExcluir
  8. Estamos corrigindo a informação da postagem sobre a entrada de cães, diante de informações dos internautas, os quais agradecemos. Quando ela foi feita era permitida a entrada.

    ResponderExcluir
  9. Como faço pra reservar um kiosk?

    ResponderExcluir
  10. Como faço para reserva o salão de festa ?

    ResponderExcluir
  11. o parque está aberto pra corre agora ???

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Gostaria de saber está podendo fazer churrasco quiosque ,já posso marcar

      Excluir
    2. Boa tarde, as churrasqueiras e quiosques ainda estão fechados devido à quarentena

      Excluir
  13. Olá Qual horário de funcionamento???
    Terça feriado irá abrir???
    Pode fazer pic nick na grama do parque???
    Pode levar bola e patinete????

    ResponderExcluir
  14. boa tarde, gostaria informação sobre reserva de salão ou quiosque, para fazer uma festa infantil,

    ResponderExcluir
  15. boa tarde, gostaria de saber informações sobre as reserva dos salão ou quiosque, para fazer uma festinha de aniversário infantil.

    ResponderExcluir
  16. Ressaltamos que o site Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques, jardins e praças em sua grande maioria. Nosso propósito é oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nos parques/praças/jardins urbanos das cidades, bem como incentivar sua visitação. Para verificar sua solicitação, sugerimos contatar a administração do parque por telefone que consta da postagem do local. Abs

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde
    Gostaria de saber sobre as atividades, dança,ioga,aí da está acontecendo no pq,como participar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Como fasso pra alugar quiosque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tel. do Parque para informações 2033-1940

      Excluir
  19. Pode levar caixinha de som?

    ResponderExcluir
  20. Como faco pra reservar churrasqueira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faco para reservar churrasqueira

      Excluir
    2. só vim na ADM .e ver o quiosque disponível..uma semana de antecedência da data escolhida

      Excluir
  21. Prezados, parque informa que a pista maior que circula o parque tem de cumprimento 1632 metros, ja medi varias vezes e não bate, peço a gentileza de verificarem.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia! Tem como andar de patins neste parque?

    ResponderExcluir
  23. Possui bicicletario para aluguel de bike?

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, como faço pra agendar o quiosque?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite gostaria de marcar uma churrasqueira para domingo 11 horas

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Tel. do Parque para informações 2033-1940

      Excluir
  26. Um absurdo, hoje vim com minha família de longe para um aniversário, chegando não podemos ficar, pois jamais deixaríamos nosso cachorro no carro sozinho... Deveria ter uma administradora melhor ...

    ResponderExcluir
  27. Alguém tem o e-mail para reserva de churrasqueira?

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde como faço pra reservar o quiosque

    ResponderExcluir
  29. Parque jacui só está abrindo as 7 horas da manhã um absurdo um espaço como aquele não estar disponível ao menos as 6:00 horas com esse calor insuportável q está fazendo em São Paulo

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site