domingo, 23 de novembro de 2014

Parque Municipal Dom José em Barueri

Visitamos no feriado da Consciência Negra o Parque Municipal Dom José em Barueri, cidade que fica localizada na região metropolitana de São Paulo e tem por volta de 253.000 habitantes. O parque tem uma área de 95.000 m² e fica em Vila Porto/Boa Vista na cidade de Barueri.
Horário de funcionamento:
2a. a 6a. feira das 6h às 22h; Sábado, Domingo e Feriado das 6h às 19h
Telefone:
  (11) 4198-5445  
Localização:
Rua Ângela Porto, s/nº, Vila Porto/Boa Vista, Barueri
Ver no mapa

Há linhas de ônibus que passam próximas do parque, como a 417 BI1 Santana de Parnaiba (Jd. Isaura) – Barueri (Centro), 417 TRO Santana de Parnaíba (Pq. Santana) – Barueri (Centro), 246 TRO Santana de Parnaíba (Jd. São Luiz) - Osasco (Centro), 246 VP1 Santana de Parnaíba (Jardim São Luiz) - Barueri (Terminal Rodoferroviário de Barueri) e 264 TRO Santana de Parnaíba (Pq. Santana) – Santana de Parnaíba (Alphaville 11) via Barueri, entre outras.
De carro, consulte "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro.

Não há estacionamento dentro do parque, mas se encontram vagas nas ruas do seu entorno. No entanto, atente para a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura
Para a prática esportiva há campo de futebol, uma boa pista de skate, quadras poliesportivas (basquete, tênis, vôlei, vôlei de areia e futsal), aparelhos de ginástica, trilhas, pista para caminhadas e/ou corridas, mini-cidade com casas de bonecas e tanque de areia (chamada de "Pequena Cidade"), um bom playground, quiosques, churrasqueiras, jardim japonês, bosque, centro de eventos e um lago com pedalinho.

Quanto à flora, há remanescente da Mata Atlântica e áreas gramadas. É muito comum pinheiros que dão uma boa sombra em dias de Sol aberto.

Muitas aves compõem a fauna local, desde de gansos, cisnes, patos e muitos tipos de pássaros de espécies oriundas da Mata Atlântica. 

Há inúmeras e boas atividades culturais e esportivas programadas e realizadas no parque. Consulte o telefone da administração do local (v. box acima). O Dom José oferece atividades às crianças e adolescentes, como as Escolinhas de Esportes, nas modalidades Tênis, Futebol e Skate. Além disso, também são oferecidas atividades físicas para adultos (Tai Chi Chuan, Yoga e Ginástica).
Nos finais de semana, no Centro de Eventos, um amplo teatro de arena coberto, há shows musicais com grupos da cidade e região.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Bicicletas não podem transitar no parque (há um bicicletário próximo da entrada do parque para deixá-las), assim como patins e skates (só na pista destinada para esse fim).

Há uma lanchonete no local, bem como várias barracas espalhadas pelo parque, principalmente nos finais de semana, próximas de sua entrada, que servem alimentos e bebidas.

Observamos uma boa limpeza nos sanitários existentes no parque, carecendo um pouco quanto a manutenção dos equipamentos.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

Vale a pena
  • Frequentar campos e quadras para praticar seu esporte preferido. Há também a opção de usar a boa pista para skate;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes e na "Pequena Cidade";
  • Utilizar as pistas e trilhas para pedestres para andar e/ou correr e
  • Participar de oficinas e eventos sociais e esportivos promovidos pela administração do parque.
_________________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para os telefones da administração no box acima.
Fonte: Website "Prefeitura de Barueri" (http://www.barueri.sp.gov.br).
_________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).
A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

1 comentários:

  1. Agora me explica um parque desse tamanho nao poder pedalar de bike?!?! bem estranha essa adminstração.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site