domingo, 17 de dezembro de 2023

Parque Linear Consciência Negra em São Paulo



Atenção! O Parque Linear Consciência Negra está fechado para reforma desde 16 de dezembro de 2023, segundo a Prefeitura de São Paulo.

Visitamos em um sábado o Parque Linear Consciência Negra, que fica localizado na Cidade Tiradentes, Zona Leste da capital paulista e foi criado para preservar as nascentes do Córrego Itaquera e da mata em estágio de regeneração. Tem cerca de 163.000 m² de área no total, tendo sido inaugurado em 20/11/2009.
Horário de funcionamento:
6 às 18h 
Telefones:
(11) 2285-1940
Localização:
Rua José Francisco Brandão, 320, Cidade Tiradentes
Ver no mapa

Para ir ao parque utilize, entre outras, as linhas de ônibus de números 309T-41 – Barro Branco II – Term. Pq. D. Pedro II, 3310-10 – Term. Amaral Gurgel – Cidade Tiradentes (Circular), 3539-51 – Cidade Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II, 3720-31 – Cidade Tiradentes – Metrô Tatuapé, 3785-10 – COHAB Barro Branco – Metrô Itaquera, 3790-10 – Barro Branco – Metrô Guilhermina – Esperança e 3793-10 – Cid. Tiradentes – Metrô Penha.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui).
De carro, vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. 

Não há um estacionamento para veículos no parque, mas se encontram vagas na Rua Almeida Araújo, próxima a sua entrada principal.

Infraestrutura do parque
Quiosques, ciclovia, pista para caminhada, parque infantil, mesa para jogos, sanitários (mal cuidados no dia da visita), campo de futebol, trilhas e grande área para prática de capoeira, danças e apresentações culturais.

A flora do local apresenta vegetação composta por eucaliptal, brejos com samabaiaçus e samambaia-de-brejo, remanescente de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, gramados e arborização recente. Destacam-se cabuçu, crindiúva, cuvitinga, embaúba-prateada, embaúba-vermelha, guamirim, ingá-ferradura, jacarandá-paulista, manacá-da-serra, pau-jacaré e tapiá-guaçu.

Sua fauna é composta por 101 espécies, sendo duas de borboletas, uma de réptil (o lagarto-teiú), duas de anfíbios anuros (sapo-cururu e sapo-martelo), duas de mamíferos (caxinguelê e gambá-de-orelha-preta) e 94 de aves. Cuiú-cuiú, rabo-branco-de-garganta-rajada, tucano-de-bico-verde, borralhara-assobiadora, barranqueiro-de-olho-branco, flautim e saíra-lagarta são algumas das aves endêmicas de Mata Atlântica que habitam o parque. Tico-tico, trinca-ferro-verdadeiro, tico-tico-do-campo, inhambu-guaçu, sabiá-coleira, sabiá-una e joão-botina-do-brejo também se fazem presentes.

Não há lanchonetes no interior do parque, mas nas ruas próximas existem pequenos bares, que vendem alimentos e bebidas.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Quanto à segurança geral do parque, não observamos quaisquer vigias no dia da visita.

Há necessidade de um maior cuidado com o Linear Consciência Negra, que fica numa região propícia a população entrar em contato com a natureza, mas sua manutenção atual deixa a desejar.

Sinopse Histórica
O nome é uma homenagem à população local formada em boa parte por afrodescendentes. No parque há equipamentos que valorizam e resgatam aspectos da cultura negra de forma a aproximar o tema aos frequentadores do parque. Exemplo disso é o grande terreiro para prática de atividades ligadas à cultura negra.
No dia de sua inauguração, 20 de novembro de 2009, Dia da Consciência Negra, foi plantado um baobá, árvore de origem africana de grande longevidade.

Vale a pena
  • Caminhar pelas trilhas e pistas existentes no parque;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds e
  • Fazer encontros e/ou piqueniques nos quiosques.
__________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
Fonte: "Website da Prefeitura de São paulo" (http://www.capital.sp.gov.br/portal/
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

5 comentários:

  1. Olá Guedes,

    Parabéns pelo site.
    Gostei bastante.

    Antonio Augusto

    ResponderExcluir
  2. Conforme informação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo em 13/03/2015, os serviços de segurança e vigilância patrimonial foram contratados e a empresa iniciou suas atividades no local em 15/02/2015. Os serviços de manutenção e conservação do parque estão sendo contratados junto a uma empresa credenciada junto a SVMA.

    ResponderExcluir
  3. O parque é bom.É pena que permitam certos elementos fumarem maconha enquanto andamos ou corremos pelo parque.Desagradável.

    ResponderExcluir
  4. O parque é bom.É pena que permitam certos elementos fumarem maconha enquanto andamos ou corremos pelo parque.Desagradável.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site