quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Jardim Botânico Chico Mendes em Santos

Jardim Botânico Chico Mendes em Santos
A visita feita ao Jardim Botânico Chico Mendes em Santosque é uma cidade do litoral paulista, foi numa sexta-feira. O local, que passava por uma reforma quando da visita, tem 90.000 m² de área e fica localizado no bairro do Bom Retiro da cidade, recebendo cerca de 3.000 visitantes por mês. Inicialmente foi formado como Horto Municipal em 1925.

Horário de funcionamento:
8h às 18h 
Recursos:
    Playground  Trilha Programação cultural
Telefones:
(13) 3203-2905
Localização:
Rua João Fracarolli, s/nº, Bairro Bom Retiro, Santos, SP
Ver no mapa
Como chegar ao Jardim Botânico Chico Mendes

Para ir ao parque, utilize as linhas de ônibus 152, 154, 155 e 156, bem como o Seletivo 205. Para mais informações sobre linhas e itinerários de ônibus que servem o local, pesquise a CET de Santos aqui.


De carro vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Não há estacionamento para veículos no parque, mas existem vagas em ruas próximas à entrada. Verifique sempre a sinalização de trânsito no local, antes de estacionar seu veículo.


Infraestrutura do parque

O parque possui playground, viveiro de plantas, sanitários (que merecem uma atenção especial quanto a sua manutenção/limpeza) além de mais de 1.000 metros de alamedas asfaltadas, iluminadas e com marcos de distância a cada 100 metros, que facilita práticas esportivas. Dispõe de bancos e mesas de madeira, ideais para contemplação dos três lagos, que abrigam tilápias e carpas, e recebem frequentemente a visita de aves aquáticas. Há uma edificação para o Núcleo de Educação Ambiental e Sala de Leitura.

Flora
Tem acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais catalogadas, divididas em 20 coleções botânicas, como espécies da Amazônia, da Mata Atlântica, árvores de madeira de lei, palmeto com 65 espécies de palmeiras, entre as quais a Imperial, usada na arborização da Avenida Ana Costa, e espécies em extinção.
As plantas estão distribuídas entre coleções temáticas, bosques, canteiros de espécies ornamentais e áreas de produção de mudas. O objetivo do Parque é preservar as espécies da Mata Atlântica.
Entre as espécies encontradas no Jardim estão plantas nativas da Amazônia, como a pupunha, açaí, mogno, seringueira, jenipapo, cajá-manga, entre outras.


Fauna
Há inúmeras espécies de aves, a maioria comum à Mata Atlântica, como sabiá, bentevi, tangará, jacu-guaçu, macuco, gavião-carijó, etc.

Não há lanchonete no interior do local. Caso queira, traga alimentos e bebidas de casa.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no parque, bem como de bicicletas, skates, patins e assemelhados. Pessoas em trajes de banho são proibidas de adentrar ao local. Não é permitido fumar no local.

trilhas monitoradas no Jardim Botânico. Informe-se no telefone da sua administração citado no box acima.

Quanto à segurança geral do parque, observamos poucos vigias no dia da visita, mas nos sentimos seguros para percorrê-lo.

História do Jardim Botânico Chico Mendes

O parque começou a ser formado em 1925, no antigo Horto Municipal, que ficava ao lado da Santa Casa, onde jardineiros da Prefeitura plantaram as primeiras mudas. Em 1973, esse cultivo passou a ser feito no terreno atual, no Bom Retiro, que se transformou em Jardim Botânico em 1994 e passou a acolher programas de conservação das espécies, principalmente nativas da Mata Atlântica.

Vale a pena no Jardim Botânico Chico Mendes

  • Caminhar pelas alamedas e trilhas existentes, observando a natureza em sua volta ;
  • Levar as crianças para brincar no playground existente e
  • Observar em seu viveiro os vários canteiros com mudas de árvores e flores.
________________________________________________________________________________________________________   OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para os telefones da administração no box acima.
Fontes: Websites da Prefeitura de Santos (www.santos.sp.gov.br) e Turismo de Santos (www.turismosantos.com.br)
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Jardim Botânico Chico Mendes feito durante a visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos do Jardim Botânico Chico Mendes tiradas no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).


Jardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico MendesJardim Botânico Chico Mendes

1 comentários:

  1. Como faço para solicitar o plantio de uma muda de ipê na rua almirante Barroso,frente ao número 57?

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site