domingo, 6 de julho de 2014

Parque Chico Mendes em Osasco

A visita ao Parque Chico Mendes, que se localiza no bairro City Bussocaba na cidade de Osasco na Região Metropolitana de São Paulo, foi feita numa quarta-feira. Osasco foi criado como um bairro da capital paulista no final do século 19, tornando-se município emancipado em 1962. Tem cerca de 700.000 habitantes e segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, o município se encontra em 12º lugar no cenário nacional e em 4° lugar no cenário estadual com a relação ao PIB (Produto Interno Bruto). A área do Parque Chico Mendes compreende cerca de 114.000 m² e tem bioma de Mata Atlântica.

Horário de funcionamento:
7 às 17h30 
Telefone:
(11) 3591-0405
Localização:
Rua Lázaro Suave, 15, City Bussocaba, Osasco, SP
Ver no mapa
Para ir ao parque há as linhas de ônibus de números 244 e 479. Dcarro, consulte no box ao lado o link "Ver no mapa" e trace seu roteiro. Estacione nas ruas que circundam o parque, obedecendo a sinalização existente.

Na infraestrutura do parque há um Núcleo de Educação Ambiental, cujas instalações datam do início do século XX e possuem grande valor histórico e cultural. Além disso tem também duas quadras esportivas cobertas e um campo de futebol society, viveiros de plantas, um lago com patos, peixes e tartarugas, um minhocário, hortas, um coreto e um playground. Conforme website da prefeitura é um parque de grande valor ambiental, pois condensa um número expressivo de árvores, além de abrigar a nascente do córrego Bussocaba.
Em 2006 o Parque Chico Mendes ganhou um jardim japonês, em comemoração aos 30 anos do convênio entre as cidades-irmãs Osasco e Tsu (Japão) que data de 18/10/1976. O Jardim Japonês, construído no Parque Chico Mendes, foi idealizado pelo empresário e agrônomo japonês Mitsuo Akatsura. No Parque funciona também o Projeto Equoterapia, sob a gestão da Secretaria de Educação, que atende cerca de 150 pessoas portadoras de deficiência física e mental.

flora do local é constituída de várias espécies da Mata Atlântica como palmeiras, bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro,Tapiriri, Andira, Ananas e figueiras, entre outras.

Quanto a fauna há uma grande variedade de aves no local. Além disso há capivaras, morcegos, tartarugas e outros pequenos répteis.

Há restrições para a entrada de bicicletas, motos, skates e assemelhados, pipas e vendedores. É permitida a entrada de animais domésticos, desde que no caso de cães estejam em guias e os mais ferozes, focinheiras.

Durante a visita não observamos vigias/seguranças no parque, mas não nos sentimos inseguros. Apesar disso, a administração deveria providenciar a contratação dessa mão-de-obra para transmitir mais tranquilidade aos frequentadores do parque. Outro ponto de melhoria é quanto a conservação e manutenção dos sanitários, que merecem uma maior atenção, pois deixam a desejar.

Há vendedores ambulantes que vendem bebidas e alimentos na entrada do parque.

Há com frequência atividades culturais e esportivas programadas e realizadas no parque. Consulte o telefone da administração do local.

Sinopse Histórica
Até a primeira metade do século XX, a área atual do parque era sede da fazenda da família Lunardelli. Foi doada ao município de Osasco em 1969. Tem entre seus muitos atrativos um casarão que serviu de sede de moradia de alguns prefeitos. Em 1991, tornou-se área de preservação ambiental, aberta à visitação pública. Seu nome foi escolhido em homenagem ao seringueiro e ambientalista Chico Mendes, morto em 1988.

Vale a pena
  • Caminhar pelas trilhas, observando a vegetação ao redor, bem como ouvindo o cantar de inúmeros pássaros presentes no parque;
  • Utilizar as áreas (quadras e campos) disponíveis para praticar seu esporte preferido;
  • Visitar o Jardim Japonês que conta com lago, ponte de madeira, muitas pedras e plantas orientais e;
  • Utilizar os quiosques existentes para se reunir com os parentes e amigos num piquenique.
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).


63 comentários:

  1. Parque esta um horror cheio de vândalos, assalto tudo quebrado nenhuma segurança .... infelizmente o parque esta num abandono total e ninguém se importa .... as aulas de jardinagem, horticultura e outras são ótimas .... mas não podemos nem caminhar sem sermos abordados e surpreendidos por algum individuo.... sábado fui abordada infelizmente ... ninguém denuncia por medo teme pela própria segurança ..... mas temos direito de reclamar .... denunciar e termos seguranças ... gostaria muito de algum repórter ou alguém que se importasse fosse ate lá e olhasse de perto o que se transformou de verdade o parque Chico Mendes .... Helpppp ajudem a salvar o parque :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cobrado a entrada, mas mesmo assim, acontece tudo isso?

      Excluir
  2. concordo plenamente muitos adolecentes cabula aula pra ir la fazer vandalismo

    ResponderExcluir
  3. Infeliz mente... Vi dois indivíduos fumando maconha na escadaria do Parque bem ao fundo do parque próximo aos quiosques... Feliz-mente a policia chegou bem na hora... Concordo com o anonimo a cima.

    ResponderExcluir
  4. Esse parque pra mim é um refugio de maconheiro e vagabundo. As pessoas de bem estão todas comedo de fazer caminhada e exercicio. O que era para ser um lugar de pura diversão, passou a ser um parque totalmente largado. Não tem nenhuma segurança. Na minha opnião deveria construir um lugar descente.

    ResponderExcluir
  5. Posso usa o espaço para festa infantil

    ResponderExcluir
  6. estive no parque este final de semana e senti a sensação de abandono...
    Me ofereço para trabalho voluntário e poder trazer a beleza do parque de volta.

    ResponderExcluir
  7. Tem uns maconheiros lá mais nao faz nada com ninguem, eu corro la todos os dias, mais o conselho que eu dou é de sempre correr acompanhado e nunca fique depois que o sol por é meio perigoso mesmo ja teve muito caso de assalto. Mais normalmente tem bastante gente a partir das 18:00 caminhando no entorno nada pra se assustar nao menos menos.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre corria na ciclovia aos domingos e fui assaltada em novembro de 2017 lá em frente. Dois vagabundos surgiram do nada e arrancaram meu celular. Depois desse dia nunca mais fui lá e nem correr na ciclovia fui mais.

    ResponderExcluir
  9. Precisam limpar as lixeiras...e ao redor do parque recolher os e boa..

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber o valor da entrada do parque

    ResponderExcluir
  11. Eu acho estranho não pode entrar bike porque será? Eu queria saber tem parque pode entrar bike lá pode agora pra fumar maconha pode né estranho isso né o prefeito sem sabe disso

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente o parque está abandonado, será incompetência ou falta de vontade política? No que essa gente está trabalhando? O município está mau administrado as ruas estão péssimas, Este ano é ano de eleição, onde estão os vereadores e políticos da região? Eles vão aparecer para pedir nossos votos aí vai ser a hora de cobrar um pouco de trabalho deles, pois ficar no gabinete ou na câmara votando troca de nome de rua e praça é fácil quero ver essa gente pondo a mão na massa e trabalhando, esse povo que está aí hoje não merece nossos votos

    ResponderExcluir
  13. Um amigo me disse que tem doações de mudas de plantas árvores frutíferas.
    Isso é verdade mesmo?

    ResponderExcluir
  14. O parque está aberto nesses meses de covid ?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Gostaria de saber se o parque já está aberto ?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se já está aberto

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, preciso entregar mudas de árvores frutíferas no parque e,
    gostaria de saber se, nessa fase vermelha da pandemia, poderei fazer a entrega.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi internauta. Não temos essa informação, pois o Áreas Verdes das Cidades é da iniciativa privada e não tem vínculos com a gestão do local. Sugerimos contatar a administração do parque no telefone (11)3591-0405, que consta da publicação em https://www.areasverdesdascidades.com.br/2014/07/parque-chico-mendes-em-osasco.html

      Excluir
  18. Se o telefone 11 35910405 funcionasse, não estaria recorrendo,
    preciso entregar a compensação ambiental e, o não atendimento fica
    aqui configurado.

    ResponderExcluir
  19. bom dia o parque está aberto nessa faze vermelha, para visitantes?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde td bem me chamo genilson gostaria de saber se vcs estão precisando de tratador já trabalhei nó jockey Club

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Genilson. Informamos que o site Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques, jardins e praças em sua grande maioria. Nosso propósito é oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nos parques/praças/jardins urbanos das cidades, bem como incentivar sua visitação (v. http://www.areasverdesdascidades.com.br/p/sobre-o-site.html). Abs

      Excluir
  21. Boa tarde me chamo Mateus e Gostaria de saber se o parque esta abrindo de Segunda-feira

    ResponderExcluir
  22. Um parque com uma diversidade tão grande de verde, Parque Chico Mendes Osasco merece um tratamento mais carinhoso, cuidadoso. Os patos do lago já não mais existem, largados ao abandono, assim como os peixes dos lados. Segurança dentro do parque? Falta! Um local aberto ao público e que infelizmente tem sido muito mal frequentado,entra todo tipo de indivíduo e assim... por vezes a sensação durante a visita é de insegurança, medo, infelizmente porque é um lugar muito bonito,as crianças adoram brincar,passear, os meus pets adoram passear ali,mas eu já não me sinto segura dentro do parque, e é comum as pessoas comentarem que não veem seguranças fazerem rondas e raramente uma viatura da gcm circula ali dentro.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber quando as quadras de esportes do parque vão reabrir

    ResponderExcluir
  24. Por favor tem como abaixar o som dessa academia pois antes o som não era tão alto agora 7 fa manhã esse som acabando nas alturas sendo que chegamos do serviço 1 fa manhã realmente está muito difícil desculpa mas por favor nos ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Internauta. Informamos que o site Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques, jardins e praças em sua grande maioria. Nosso propósito é oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nos parques/praças/jardins urbanos das cidades, bem como incentivar sua visitação (v. http://www.areasverdesdascidades.com.br/p/sobre-o-site.html). Sugerimos entrar em contato com a administração do parque pelo telefone que consta da postagem acima. Abs

      Excluir
  25. la ta cheio de ze droguinha

    ResponderExcluir
  26. O parque foi reformado,e houve a reinauguração do batistério e vários locais estão ótimos, mas infelizmente ainda falta circulação de seguranças, espero que a prefeitura faça parceria com alguma empresa para cuidarem da limpeza, jardinagem e manutenção do parque, pq.ele ficou muito bonito, agora é só manter assim e se possível melhorar um pouco principalmente nos fundos do lago.

    ResponderExcluir
  27. Ola, gosto muito de parques.
    Sabe informar se há mudas de flor de sino(abutilon) que no pq borboletário Tem um arvoredo,
    procuro também por muda de primavera de cor amarela /laranja e arvore Fruta pão.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Esse parque é maravilhoso, sou apaixonada por ele. As pessoas cuidam com muito amor, das hortas, do orquidário, é lindo de ver! Depois da reforma ficou encantador. Espero que os visitantes zelem sempre por ele, patrimônio nosso.

    ResponderExcluir
  29. No parque ainda tem aquele espaço de churrasqueira?

    ResponderExcluir
  30. Frequento o parque todos os dias para caminhada. Acho uma maravilha ter uma área verde dessas tão próximo de casa. Só gostaria de deixar registrado que a pista de caminhada tem alguns trechos que empoçam água quando chove. Acho que custaria muito pouco dar uma arrumada.

    ResponderExcluir
  31. Silvia Cristina Arantes02/06/2022, 08:30

    Bom dia.
    Tem equoterapia no parque ?
    Se sim , onde me informo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor consultar o telefone da administração, que consta no box acima desta postagem.

      Excluir
    2. nunca ninguem atende esse telefone

      Excluir
  32. Por gentileza, o que devo fazer para tentar uma vaga na área de jardinagem e/ou horta neste parque? Adoro lidar com plantas e já fiz alguns cursinhos online a respeito, e pratico sempre na minha casa. Adoraria trabalhar neste ramo.

    ResponderExcluir
  33. Fui hoje no parque, esta bem cuidado, bom passeio.

    ResponderExcluir
  34. Sou morador da City Bussocaba, e pesquisando sobre a historia do bairro cai nesse site e lendo os comentários ví vários absurdos!! o parque não sesta abandonado, foi recentemente reformado, as pessoas cuidam!! tem horta aonde você pode comprar verduras sem agrotóxicos. Faltam seguranças? talvez, mas sempre tem ronda da ROMU. O Parque está MUUTO conservado, os bichos são muito bem tratados, tem trilha, tem parque paras as crianças, tem quadras. e não tem tanto maconheiro assim, eu mesmo como um, afirmo que eles não oferecem perigo a ninguém. assim como eu, as vezes só quero poder fumar meu cigarrinho num lugar gostoso como é o parque chico Mendes. o que ta sobrando é gente preconceituosa! isso sim.

    ResponderExcluir
  35. Como Faço para alugar o espaço de festa e de graça???

    ResponderExcluir
  36. O parque Chico Mendes se encontra em ótimo estado de conservação e tem sim agentes da GCM que transmite aos usuários uma certa segurança e tranquidade. Gosto muito de caminhar em torno desse parque e após a caminhada sento em um banco com os pés na terra e leio um belo livro ao som dos pássaros. Um ótimo lugar para relaxar junto à natureza...

    ResponderExcluir
  37. Boa noite adorei vouconhecer.

    ResponderExcluir
  38. Moro
    emguarulhos bairro ponte grande

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de saber se é permitido fazer chá de bebê lá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugerimos contatar a administração do local (v. telefone no box da postagem) para lhe esclarecer. Abs

      Excluir
  40. Boa tarde! Tenho um carrinho de sorvete e Açaí, estou procurando espaço para deixar ele para venda de sorvete e Açaí, com quem eu poderia falar e em qual numero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O telefone da administração do parque, conforme descrito na postagem acima, é o (11) 3591-0405. Abs

      Excluir
  41. Bom dia gostaria de saber se a equoterapia do parque está precisando de tratador meu zap 11914881960

    ResponderExcluir
  42. Outubro /2023 Hoje o parque está em boas condições para caminhada e lazer e conta com porteiro e tenho observado a presença da GCM no local. Agora os banheiros estão deixando muito a desejar. Lugar ótimo para exercícios e reflexões!

    ResponderExcluir
  43. Gostaria de maiores informações sobre equoterapia, tento ligar no número acima, porém ninguém atende a ligação.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site