quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Parque Nabuco em São Paulo

Visitamos num sábado o Parque Nabuco, que fica localizado no Jardim Itacolomi, pertencente a subprefeitura de Jabaquara, Zona Sul da Capital paulista e tem 31.300 m² de área no total. Seu nome é uma homenagem a Fernando Nabuco de Abreu, antigo proprietário do local. 
Horário de funcionamento:
6 às 18h
Telefones:
(11) 5678-6002/8493
Localização:
Rua Frederico Albuquerque, 120, Jardim Itacolomi
Ver no mapa

Para ir ao parque de ônibus utilize as linhas de números 5016-10 – Cidade Julia – Shopping Morumbi, 509M-10 – Jd. Miriam – Term. Princ. Isabel, 509M-21 – Jd. Miriam – Moema, 5129-10 – Jd. Miriam – Socorro, 516N-10 – Jd. Miriam – Itaim Bibi, 527R-10 – Vila Império – Santo Amaro (circular), 5759-10 – Pq. Primavera – Metrô Conceição, 577T-10 – Jd. Miriam – Vila Gomes, 6312-10 – Jd. Luso – Terminal Amaral Gurge, 6358-41 – Vila Império – Term. Bandeira, entre outras.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui).
De carro, vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

No parque há área de estar, churrasqueiras, comedouro para pássaros, pista de Cooper, playgrounds, bebedouros, quadra poliesportiva, sanitários (na visita constatamos que merecem atenção da administração quanto a conservação e limpeza), trilhas, quadra de campo, aquário e viveiro de mudas. Possui um bosque bem formado com aparelhos de alongamento, pranchas para exercícios abdominais e barras. Há ainda trilhas ecológicas com marcação das árvores.

Quanto a sua flora, o parque apresenta vegetação composta por remanescente de Mata Atlântica, bosques heterogêneos, áreas ajardinadas e gramados. Destacam-se aroeira-mansa, camboatá, carobinha, embaúba-branca, faveira, guaçatonga, jatobá, maria-mole, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e tamanqueiro. Foram registradas 141 espécies, das quais 7 estão ameaçadas como a canela-amarela, a copaíba e o pau-marfim.

Constam 37 espécies de fauna, sendo 25 de aves, a exemplo: coruja-orelhuda, beija-flor-tesoura, joão-teneném, sabiás (poca, barranco e laranjeira). Também podem ser observados pássaros vistosos como fi-fi-verdadeiro, saíra-amarela e canário-sapé. O suiriri e a juruviara são pássaros migratórios, que de setembro a março interrompem o silêncio com suas intermitentes vocalizações. Mamíferos como gambá-de-orelha-preta e morcego-de-cauda-livre-aveludada também fazem parte da fauna do parque, além de dez espécies de borboletas, com destaque para a borboleta-macro, pelo azul em tons de safira das suas asas.
(Informações sobre a infraestrutura, flora e fauna do parque foram extraídas do site da PMSP)

Não há lanchonete no interior do parque. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. São proibidos fazer churrascos fora da área própria para tal ou fogueiras, subir em árvores, andar de bicicletas e comércio ambulante.

Observamos que há vários vigias no parque transmitindo segurança aos usuários do local.

Há aulas gratuitas de línguas estrangeiras, como inglês, espanhol, francês e italiano, bem como de artes na sede administrativa do parque. Para informações ligue para os telefones da administração (11) 5678-6002/8493.

Vale a pena
  • Caminhar e/ou correr pelas boas pistas e trilhas existentes;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds; 
  • Usar as quadras poliesportivas para praticar seu esporte preferido e
  • Frequentar cursos de línguas e/ou artes disponibilizados gratuitamente pela administração do parque.
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

7 comentários:

  1. Eu moro do lado do parque, essas informaçoes e fotos não procedem, o parque é sujo, brinquedos quebrados, area das crianças fechadas por contaminaçao fecal de gatos.. banheiros imundos, essa paete onde tem agua e peixes, só tem agua e agua verde de tanta sujeira... um tremendo horror...
    Vigia cuidando... so em pensamento..quem domina o parque são os trombadinha.
    Eu ia muito nesse parque, agora so no parque cordeiro, porque esse esta horrivel para crianças, e nao tem segurança nenhuma... so tem gente fumando e fazendo o que não deve... NOTA 0
    PARQUE ESTA HORRIVEL.
    A prefeitura podia tomar posição e arrumar isso... afinal é um parque da Prefeitura.
    Sr. Doria nosso Prefeito.
    Fica a dica.
    Queremos.nosso parque novo, arrumado, limpo e com segurança de verdade.
    Moradora próxima ao Parque.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de registar minha insatisfação também quanto ao parque do Nabuco,não condiz com as fotos apresentadas, é um parque sujo, cheio de gatos, tanto é que é impossível utilizar os brinquedos devido aos xixis dos gatos, não há segurança nenhuma, realmente a água dos peixes é tão verde que quase não dá para vê - los. Há uma pista de caminhada muito boa para se usar , porém como não há limpeza e segurança não uso mais.

    Gostaríamos de um parque novo e reformado, vamos pessoal façam alguma coisa.
    #Doria

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, esse Parque ai das fotos nso pode ser o Parque do Nabuco, porque moro ao lado e eu sei o que se passa.. um tremendo descaso da Prefeitura, fecharam a area das crianças por contaminaçao, nossas crianças nao podem brincar na area porque os gatos tomaram conta... por ser uma area verde grande, o mano se dao ao luxo de sair fumando e usando droga, e com isso intimidam ate o vigia, qdo tem... pq a muito nao vejo nenhum..
    Parque absurdamente nojento...
    Prefeito Doria... está ai mais um Parque para se fazer uma bela reforma.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre morei proximo ao parque um dia esse parque foi assim mais em 2010 era um parque agradavel hoje em dia esta um caos nao tem como levar nossas crianças pra brincar em um lugar como esse e capaz delas voltarem doentes e um absurdo que o nosso lugar de lazer tenha chegado a este nivel

    #LAMENTAVEL

    ResponderExcluir
  5. O parque vem passando por reformas constantes e está com uma infraestrutura muito boa. Há cerca de 4 ou 5 anos atrás chegou a ficar em um estado de conservação péssimo, mas hoje em dia vale a pena a visita. Vou sempre lá com minha mulher e meu filho.

    ResponderExcluir
  6. E os coitados dos gatos o que fizeram mataram? Porque o ser que se diz inteligente o humano, só sabe pegar bicho ora criar vê que dá trabalho e gastos e joga fora abandona. Tenho 8 resgatados de ruas e são nossos melhores amigos mas as pessoas são ridículas pegam os bichos e soltam depois. Cães gatos e outros

    ResponderExcluir
  7. morava proximo e frequentava este parque quando era menor e naquela época ja era cheio de desocupados que as vezes até roubavam as pessoas, hoje 40 anos depois parece que nao mudou muita coisa.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site