sexta-feira, 30 de março de 2018

Parque Pinheirinho D'Água em São Paulo

Visitamos num domingo o Parque Pinheirinho D'Água, que fica localizado na Estrada de Taipas s/n⁰, no bairro do Jaraguá na Região Noroeste na CapitalSua área compreende cerca de 251.000 m², tendo sido solicitada sua implementação em 2001 pela comunidade com a finalidade de preservar a área.

Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
     (11) 3928-1691     
Localização:
Estrada de Taipas s/nº (próximo ao CEI Jardim Rincão), Jaraguá
Ver no mapa
Há várias linhas de ônibus que dão acesso ao parque entre as quais a 8006-10 – Jd. Donaria – Terminal Pirituba, 819A-10 – Vila Aurora – Jd. Primavera, 819R-31 – Perus – Term. Lapa, 847J-10 – City Jaraguá – Jaguaré, 888P-10 – Perus – COHAB Taipas, 9011-10 – Estação Jaraguá – TTVN Cachoeirinha, 9011-21 – Estação Jaraguá – City Jaraguá, 971R-10 – Estação Jaraguá – Metrô Santana e a 971R-42 – CDHU Voith – Metrô Santana.
Para saber outros números de linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro, trace seu roteiro após consultar o link Ver no mapa.

Não há estacionamento para veículos no interior do parque, porém nas ruas próximas pode-se deixar o carro. Observe, no entanto, a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura
O parque tem pista de caminhada, passeios com pontes sobre o córrego, playground, quadra de bocha, centro de educação ambiental, campos de futebol, quadras poliesportivas, estares, churrasqueiras, paraciclo, pista de skate e sanitários (quebrados e sem água, no dia da visita).

Não há lanchonetes no parque. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.

Flora
Sua vegetação é composta por eucaliptal, remanescente de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, campo antrópico, brejo, gramados e arborização esparsa. Destacam-se araçá-cinzento, batata-de-perdiz, bracatinga-miúda, cabeludeira, calabura, canelinha-cheirosa, gravatá, leucena, sensitiva, taboa e tipuana. Foram registradas 63 espécies.

Fauna
Foram registradas sete espécies de borboletas e 70 de aves. Dentre as aves, destacam-se espécies de áreas úmidas e descampadas como a saracura-sanã, curutié, piá-cobra, filipe, joão-teneném, joão-botina-do-brejo (endêmica da Mata Atlântica), garibaldi, choca-de-chapéu-vermelho, avoante, quero-quero, pica-pau-do-campo e aos cuculídeos, anu-branco e anu-preto.
(Fonte para flora e fauna: Site da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SMVA)

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Percebemos a existência de vários vigias no parque, conferindo-lhe segurança, pelo menos no período que lá estivemos.

Sinopse Histórica
A história da conquista do Parque Pinheirinho D’Água iniciou-se na década de 1980 e passou por muitas reviravoltas. Apesar de ter sido implantado, sua principal função — promover a qualidade de vida da população local, motivo sobre o qual foi construída toda a base da luta por esse espaço — ainda não foi conquistada efetivamente. O processo ainda está em andamento e ainda parece muito longe do fim. A USP, em parceria com as escolas da rede pública da região, tem o parque como objeto de estudo desde antes de sua implantação, participando ativamente do processo de conquista desse espaço junto com a comunidade local.
Solicitado em 2001 pela comunidade com a finalidade de preservar e assegurar a área devido à sua dimensão e características paisagísticas, o parque foi implantado com recuperação de taludes e córrego e enriquecimento arbóreo com espécies nativas.

Vale a pena:
  • Utilizar as quadras e campos para praticar seu esporte preferido disponíveis nessa infraestrutura e
  • Usar os quiosques e "estares"" existentes para se reunir com parentes e amigos para fazer churrascos ou um simples piquenique.

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita.

Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

7 comentários:

  1. Parabéns pelo parque e todo a conservação do mesmo pois frequento o mesmo todos os dias, de domingo a domingo e vejo a conservação do parque.O que nos faltam, são mais aparelhos de atividade física,o parque é muito grande e tem muitos frequentadores, os aparelhos não são suficiente pois mais pessoas gostariam de fazer atividades física, e com os poucos aparelhos que tem no parque os moradores não se sentem atraídos para frequentar o mesmo, por isso pedimos em nome de todos frequentadores, veja com carinho nossas revindicações por favor, Agradecemos a Atenção. Os Moradores do Bairro.

    ResponderExcluir
  2. Este Parque nao esta totalmente aproveitavel existem um area enorme que vai ate a Estrada do do Corredor, Prefeitura vamos dar continuidade, esta e minha opiniao, morador da Estrada do Corredor 1320. obrigado.

    ResponderExcluir
  3. reclamação :::ainda nao conheço o parque apenas por fotos nos site porem pretendo conhece-lo em breve. minha reclamação é que o telefone no site é de uma residencia e isso traz transtorno aos familiares da residencia a direção do parque deveria resolver isso rápido;;;;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo. Agradecendo seu comentário/contribuição, ressaltamos que o telefone no site já foi corrigido. Abs

      Excluir
  4. Prefeito Joao Doria vamos olhar pro Parque Pinheirinho dagua. obrigaddo

    ResponderExcluir
  5. Reforçando minha opiniao, que fiz a quase um ano sobre o Parque. Sr. Prefeito Joao Doria, contamos com sua colaboraçao. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom bonito mas sem chuva quando chove a água não drena a quadra e lamacenta o prygraude é lama pura eu acho que não custava nada ter um sistema de drenagem que escoace direto no correio que passa dentro do parque é uma pena faltou isto hoje pude filmar um pouco deste drama é muito ruim faltou um melhor projeto e também falta árvore frutífera para as aves não tem nada falta goiabeira amoreira e estas frutas que nos Birros ricos é cheio de árvore frutífera estou falando pois eu sri trabalho entre o Ibirapuera e Moema lá eles pensaram nos animais o parque é precário de árvore para os animais silvestres tenho fotos do drama nem se ver quase pássaros tem um pé de goiaba na frente de minha casa de manhã vem muitos pássaros até aqui comer agora está acabando a safra mas até papagaios já vieram aqui tenho dó dos animais eles migraram e passam fome neste meio aqui deste Bairro

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site