sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Parque Botânico e Escola Municipal de Ecologia Pres. Jânio da Silva Quadros em São Caetano do Sul

Parque Botânico em São Caetano do Sul

Visitamos numa segunda-feira o Parque Botânico e a Escola Municipal de Ecologia Presidente Jânio da Silva Quadros, que ficam localizados no bairro Mauá em São Caetano do Sul e têm cerca de 23.000 m² de área. A escola foi fundada em 25 de abril de 1992, sendo uma referência em educação ambiental para os estudantes da cidade e região. Possui laboratórios, estufas, canteiros/viveiros de mudas, ambientes com animais e a sala Ciências da Terra. Ressaltamos que nos finais de semana o parque e a escola estão fechados.
Parque Botânico em São Caetano do Sul 

Horário de funcionamento:
8h às 17h de 2as. às 6as. feiras
Telefone:
(11) 4238-3027
Localização:
Rua da Paz, 10, Bairro Mauá, São Caetano do Sul
Ver no mapa

Como ir ao Parque Botânico em São Caetano do Sul 

  1. Ônibus - saindo do "Terminal São Caetano", pegue um ônibus que passe na Estrada das Lágrimas onde fica a prefeitura da cidade e desça próximo ao Cemitério das Lágrimas.
  2. Trem - em São Paulo pegue a Linha 10/Turquesa (antiga linha D da CPTM) - Estação São Caetano
  3. Metrô - pegue a Linha 2/Verde, descendo na Estação Tamanduateí e faça baldeação para a Linha 10/Turquesa sentido Rio Grande da Serra. Descer na Estação São Caetano.
  4. Carro - consulte o mapa para fazer seu roteiro. Há um pequeno estacionamento no lado externo do parque, bem em sua frente a sua entrada.

Infraestrutura do Parque Botânico em São Caetano do Sul 

Canteiros/viveiros com plantas ornamentais que abastecem os canteiros/viveiros da cidade, Canteiro de plantas carnívoras, Centro chamado Oficina de idéias, onde são realizadas oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais e também a exibição de filmes sobre o tema, Biotério (necrotério e taxidermia de animais), Estufas, Lago artificial, Sala de cursos para 50 pessoas, Palco, Fonte, Três quiosques para piqueniques, Sanitários, Canteiros de plantas medicinais. 

Fauna
No parque é possível observar alguns animais mantidos em cativeiro ou livres como Faisão, Galinha D’angola, Coelhos, Galinhas e Pavão. A avifauna também está presente com 80 espécies de pássaros, além de patos, marrecos, etc. Nos lagos do parque estão presentes peixes brasileiros – pacus, cambaís e traíras, além de carpas, muitas tartarugas e jabutis. 

Flora
O Parque Botânico abriga cerca de 200 árvores, inclusive várias frutíferas, e 8.000 mudas de arbustos e flores.

Não são permitidos cachorro, bicicletas, motos e skates, além de entrar com bolas.

Não há lanchonetes no local, mas há ambulantes próximos da entrada do parque.

Destaques
O viveiro municipal, que fornece mudas para a cidade de São Caetano do Sul, é um dos destaques da Escola de Ecologia. São produzidas de 2 mil a 3 mil mudas de plantas ornamentais por semana, como azaléias e petúnias. 

A Escola recebe, em média, 150 alunos por dia em visitas monitoradas e usa todos os recursos que o parque dispõe para oferecer um atendimento especial aos estudantes, com foco na educação ambiental. Ainda realiza cursos e palestras, eventos do calendário ecológico (Semana da Água, Semana da Árvore, Dia do Índio, etc), exposições internas e externas e o projeto Ecologia Vai à Escola

O local também recebe animais apreendidos pela Polícia Florestal, que são levados para ser tratados. A população também costuma levar animais abandonados ou feridos para lá. Quando eles ficam bons, soltam os que podem sobreviver na natureza.
Os que não podem ser soltos acabam se tornando as grandes atrações da Escola de Ecologia. Assim, porquinhos-da-índia, coelhos, sagüis, corujas, tucanos, araras e até um urubu – que tem o apelido de "Churrasco" – fazem a alegria dos visitantes de todas as idades.

O local oferece também biblioteca, auditório e salas temáticas – a mais popular entre as crianças é a Sala de Ciências da Terra, que tem réplicas de dinossauros e maquetes sobre a evolução das espécies.

A Escola recebe, em média, 150 alunos por dia em visitas monitoradas e usa todos os recursos que o parque dispõe para oferecer um atendimento especial aos estudantes, com foco na educação ambiental.

Há no parque uma pequena gruta com imagens de N. Sra. de Fátima, que é a padroeira do Parque Botânico, sendo celebrada anualmente uma missa anual no parque no dia consagrado à santa (13 de maio).

Mais informações sobre o parque podem ser obtidas no telefone da administração (11) 4238-3027.

Vale a pena no Parque Botânico em São Caetano do Sul 

  • Percorrer o parque observando seus canteiros, árvores, lagos e a avifauna presente (há belos pavões e galinhas d'Angola, por exemplo);
  • Participar de eventos promovidos pela administração da Escola de Ecologia.

Veja vídeo feito no local no dia da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização):

Fotos do Parque Botânico em São Caetano do Sul

1 comentários:

  1. Tenho muita saudade de bem antes de ser botânico,morei ali desde anos 80 até o início dos90, muita saudades

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site