sexta-feira, 30 de março de 2018

Parque Tenente-Brigadeiro Roberto Faria Lima em São Paulo

Parque Tenente-Brigadeiro Roberto Faria Lima
Visitamos num domingo o Parque Tenente-Brigadeiro Roberto Faria Lima, que fica no Parque Novo Mundo, Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo e tem cerca de 50.000 m² de área total. Atualmente o parque está sob gestão privada da empresa Urbia Parques.

Foi criado pela Prefeitura de São Paulo numa praça que existia no local, destacando-se na paisagem do local a vegetação arbórea e e arbustiva, além de um bom campo de futebol de grama sintética.

Parque Tenente-Brigadeiro Roberto Faria Lima

Horário de funcionamento:
6h às 19h
Telefone:
                (11) 2207-1426              
Localização:
Rua Heróis da FEB, 322, Parque Novo Mundo, Vila Maria
Ver no mapa

Como ir ao Parque Tenente-Brigadeiro Roberto Faria Lima

Ônibus -linhas 121G-10 – Pq. Novo Mundo – Jaçanã, 172X-10 – Pq. Novo Mundo – Metrô Tatuapé, 271M-10 – Pq. Novo Mundo – Metrô Santana, 272N-10 – Pq. Novo Mundo – Pq. D. Pedro II  e 2761-10 – Pq. Novo Mundo – Metrô Tatuapé. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 

Estacionamento

Não há estacionamento para veículos no parque, devendo o visitante de carro utilizar uma das ruas vizinhas ao parque, atentando para a sinalização de trânsito no local. Consulte o link "Ver no mapa" no box acima e trace seu roteiro.

Infraestrutura do Parque Tenente-Brigadeiro Roberto Faria Lima

Pistas e trilhas para caminhadas, bicicletário, campo de futebol de grama sintética, quadra poliesportiva, playground, vestiário, áreas de estar, passeios e bebedouros e sanitários.

Fauna
Foram observadas 34 espécies de aves comumente encontradas em áreas abertas e bosques da cidade. São elas: gavião-carijó, tuim, anu-preto, beija-flor-de-peito-azul, pica-pau-do-campo, bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho, pitiguari, tico-tico e sabiás. Corujinha-do-mato e coruja-orelhuda representam as rapinantes noturnas e o título das migratórias fica com tesoura e andorinhão-do-temporal.

Flora
A vegetação é composta por áreas ajardinadas e bosque heterogêneo. Destacam-se alfeneiro, árvore-orquídea, falsa-seringueira, paineira, pau-ferro, suinã, tipuana e unha-de-vaca. Destacam-se agrupamentos de bambu-imperial, um renque de cactos arborescentes e diversas espécies de palmeiras. Foram registradas 50 espécies, das quais o mandacaru, o pau-brasil e o pinheiro-do-paraná estão ameaçados.

Não há lanchonetes no interior do parque, mas vários ambulantes estavam nas proximidades da entrada principal do parque. Aos domingos há uma barraca nessa entrada, que vende pastéis e bebidas.

Há como agendar a utilização do bom campo de futebol com grama sintética que existe no parque. Caso se interesse, ligue para o telefone da administração. 

Você pode levar seu cachorro, desde que esteja em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Bicicletas, skates e patins são proibidos no parque. Há um bicicletário para serem guardadas nas proximidades da entrada principal do parque. 

Os sanitários estavam limpos e bem cuidados no dia da visita ao local. 

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, que tranquilizam os frequentadores.

História do Parque Tenente-Brigadeiro Faria Lima

O parque foi oficialmente entregue em 20/06/2009.  O espaço, que anteriormente era uma praça, passou por amplas reformas e incorporou outros equipamentos, como campo de futebol, vestiário, pista de caminhada e quadra poliesportiva. São mais 50 mil metros quadrados de área verde. O projeto desenvolvido no parque procurou manter a vegetação existente e revitalizar o entorno das aflorações de rocha e área de brejo.

Vale a pena no Parque Tenente-Brigadeiro Faria Lima

  • Usar o campo de grama sintética e quadra poliesportiva para praticar seu esporte e
  • Caminhar pelas pistas e trilhas, observando a vegetação ao redor e ouvindo o canto de inúmeros pássaros existentes no local.
Veja vídeo do Parque Tenente-Brigadeiro Faria Lima feito na visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

Fotos do Parque Tenente-Brigadeiro Faria Lima

Tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).


10 comentários:

  1. Oi Guedes
    O pinheiro-do-paraná que você fala é a araucária?
    Sendo araucária, será muito difícil de crescer em São Paulo por causa da diferença climática entre os estados.
    Mesmo aqui em Aldeia da Serra, que sempre é de 2 a 3 graus mais frio do que em São Paulo, elas não vingam.

    ResponderExcluir
  2. Sim é a araucária. A que vimos no parque tem um porte pequeno, comparando-se com as do Sul do país. Ressaltamos, também, que para os itens fauna e flora de nossas postagens, consultamos sempre o site da SMVA da Prefeitura, que por meio de seus profissionais (engenheiros agrônomos, biólogos e botânicos) realizam levantamentos nos parques municipais das espécies existentes e postam essas informações na internet. Agradecemos seus comentários que contribuem para a melhoria contínua do site. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse vídeo.
    Rosina

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Eu me chamo Marcia e tenho observado o trabalho insessante dos professores do parque para tirar a rapaziada da rua o que e uma atitude muito bacana... Porem meu sobrinho tentou treinar ai no treino da manha e cobraram o valor de 200.00 por mes achei um pouco caro apezar deles disserem ser o CDC deles e que encaminham para clubes. Eu nao sabia que esse tipo de trablaho poderia ser feito em parque publico mais faço caminhada ai todos os dias e vejo que o treino e bem puxado mesmo. Eu aprovo.

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe onde fica esse parque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO PARQUE NOVO MUNDO PROCURE POR RUA HERÓIS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA NR 322 ENCONTRARA COM FACILIDADE

      Excluir
  6. A indicação de que fica na vila ária parque novo mu do não é verdadeira porque moro aqui nessa região e não tem esse parque aqui
    Mas gostaria de saber exatamente onde fica esse parque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não pode falar uma coisa dessa sem ao menos ter se informado no google ou estamos falando de outra cidade que não a de São Paulo Zona Norte

      Excluir
    2. fica sim no parque novo mundo-vila maria, zona norte sp, muito conhecido aqui, e so se informar

      Excluir
  7. Amo esse parque vou quase todos os dias fazer minhas caminhadas, estão de parabéns pelo trabalho.👏👏

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site