sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Árvores e Flores no Parque Ibirapuera e Viveiro Manequinho Lopes na Primavera de São Paulo

A Primavera chegou em São Paulo em 22 de setembro último, trazendo, trazendo mudanças no clima, que neste ano está prevista a ação do evento climático La Niña (resfriamento das águas do Pacífico) principalmente a partir de novembro de 2021, segundo o Instituto Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA). Esta influência pode causar menos chuvas e temperaturas mais altas nas regiões sudeste, centro-oeste e sul do Brasil. Para o Norte e Nordeste, há a possibilidade de ocorrer o aumento das chuvas.

Como mencionado, na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Brasil Central, as temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados em função da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro. Contudo, neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas e que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do País.


Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de setembro e termina no solstício de dezembro.

Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo, deixando o torpor sazonal, ocasionado pelo inverno, numa boa parte das árvores e flores, fazendo revigorarem e florescerem.


Aproveitando o início da Primavera no Brasil, visitamos o Parque Ibirapuera (para maiores informações clique aqui) e o Viveiro Manequinho Lopes (clique aqui), retratando a paisagem que começa a se modificar, com a florada de várias árvores e o surgimento de flores, próprias da estação.

A seguir, veja fotos tiradas nos locais na ocasião da visita.
Jacarandá Mimoso


































































0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site