sexta-feira, 30 de março de 2018

Parque Cemucam em Cotia

Parque Cemucam em Cotia
Visitamos numa segunda-feira, o Parque Cemucam, situado na Avenida Mesopotâmia s/n⁰ (acesso pelo  Km 25 da Rodovia Raposo Tavares), Granja Viana em CotiaOcupa uma área de cerca de 500.000 m². É o único parque gerido pela Prefeitura de São Paulo que se localiza fora dos limites da cidade (v. sinopse histórica mais adiante). 

Parque Cemucam

Horário de funcionamento:
7h às 18h
Telefone:
(11) 4702-2126 
Localização:
Avenida Mesopotâmia, s/nº, Granja Viana, Cotia
Ver no mapa

Como chegar ao parque:
Ônibus - linhas 6063-41 - Jd. Novo Marilda x Terminal Grajaú e 6118-10 - Jd. Icaraí x Terminal Santo Amaro. Carro, clique em "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro. Há um estacionamento gratuito para veículos dentro do parque. Vindo de São Paulo, pegue a Rodovia Raposo Tavares e saia no Km 28, fazendo o retorno em direção à Capital. Entre no Km 25 à direita e logo aparece a Rua Mesopotâmia, que deve ser seguida até o seu final.

Infraestrutura
Quiosques e churrasqueiras, campo de futebol, ciclovia, bicicletário, pista de cooper, trilhas de vários tipos (terra batida, grama, etc.), bosque, gramado para piquenique, playgrounds, quadra poliesportiva e sanitários (que estavam limpos na visita). Antigo casarão com grande varanda coberta que comporta atividades para cerca de 200 pessoas, com grande salão para eventos. Também existe um viveiro municipal, o Harry Blossfeld (antigo Viveiro de Cotia), que fornece espécies para o Programa de Arborização da Prefeitura. Há uma "inusitada" pista para pouso de pequenas aeronaves/helicópteros, mas está desativada, segundo informações obtidas no local.

Fauna
Há 105 espécies identificadas, entre os quais, répteis como cobra-verde, duas espécies de cobra dormideira e boipeva. Aves ameaçadas de extinção são representadas pelo gavião-pega-macaco, jacu-açu, grupos de maracanã-nobre e o papagaio-verdadeiro. Aves endêmicas como o tucano-de-bico-verde e o pichororé. É um dos poucos parques em que se pode notar a presença do joão-bobo, que vive em casal, e do papa-lagarta, além de pica-paus, beija-flores e as pombas silvestres representadas pelas juritis, asa-branca e avoante. Ainda podem ser ouvidos belos cantos, como o do trinca-ferro-verdadeiro, melro e pintassilgo, além de saracuras-três-potes. Mamíferos podem ser encontrados como os marsupiais (cuícas e gambás)que se caracterizam pela presença de uma bolsa central situada na região abdominal e conhecida como marsúpio. Também há roedores silvestres e a lebre tapiti.

Flora
Remanescentes de Mata Atlântica, eucaliptal, bosques e gramados. Encontram-se espécies como angico-branco, cedro-rosa, capixingui, orelha-de-elefante, açoita-cavalo, ingá, embiruçu, jacarandá-paulista, guapuruvu e pau-de-ovelha.

Constatei vários vigias nas áreas mais frequentadas do parque, conferindo segurança ao local. Por outro lado, atenção para as trilhas, que adentram à mata, pois são bem "fechadas" pela vegetação e ermas.

Você pode levar seu cachorro, desde que esteja em guias ou focinheiras.

História
O parque foi criado em 14/12/1968, sendo resultado de uma permuta entre a COHAB - antiga proprietária do terreno - e a Prefeitura de São Paulo. O Centro Municipal de Campismo (Cemucam) foi criado com a finalidade de promover e incentivar o campismo e atividades recreativas e educacionais.

Destaque para a ciclovia (bike park) de 6 Km, que é composta por trilhas e pistas  que alternam trechos de puramente terra para cascalho e grama para praticar o ciclismo.

Informações gerais do parque, inclusive sobre a campanha de arborização e  sua programação cultural e/ou esportiva, podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 4702-2126 e o fax (11) 4702-8404.

Vale a pena no Parque Cemucam Cotia 
  • Caminhar e/ou correr pelas trilhas existentes, que têm vários aclives e declives e trechos de terra adentrando a "mata fechada". Por isso é recomendável usar repelente para insetos, visando evitar suas eventuais picadas;
  • Percorrer as ciclovias disponíveis, que mesclam tipos diferentes de terrenos/pisos, são uma atração especial para os adeptos do uso de bicicletas (já houve várias competições oficiais de "mountain bike" no local) e
  • Fazer visita monitorada ao Viveiro Municipal Harry Blossfeld (2ª a 6ª feira das 7 às 16h). As visitas têm que ser agendadas previamente pelo telefone (11) 4702-4395.
Veja vídeo feito no local no dia da visita (sugiro "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização):

As fotos do Parque Cemucam a seguir, foram tiradas no dia da visita:


Estacionamento


Placa indicativa





Acesso a área com churrasqueiras


Sanitários



Área para crianças

Área para piqueniques 

Uma das trilhas do parque

Sanitários


Pista para aeronaves





Trilha em "mata fechada"




Administração do parque

Casarão onde são realizados eventos diversos (à direita)

Casarão onde são realizados eventos diversos




Casarão para eventos



Quadra poliesportiva


Playground









Bebedouros



Campo de futebol

Campo de futebol




Churrasqueiras na área para piqueniques



Estacionamento


23 comentários:

  1. Bom lugar.
    Está na minha lista para passarinhar (observar aves).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que vc gosta de "passarinhar", Henrique, sugiro visitar também o Parque Vila dos Remédios, o Jardim Botânico e o Luiz Carlos Prestes, pois têm uma avifauna abundante. Abs.

      Excluir
    2. Visite @Marcia Catunda no Facebook. "Passarinheira" e é facil encontrar fotos de aves aqui do Cemucam.

      Excluir
  2. um parque muito bonito e surpreendentemente limpo e bem mantido pela nova administração. a natureza é linda e super agradável para caminhadas ou andar de bike. a frequencia é familiar e a presença de seguranças parece estar sendo eficiente em manter o local desta maneira. nota-se as edificações abandonadas, com a estrutura em deterioração e que já foram usadas para eventos no passado, mas infelizmente abusadas. atualmente estando fechadas pela prefeitura, a nova administração do parque tem esperanças de que essas estruturas sejam reativadas para um melhor uso cultural. seria ótimo ver este parque tão bonito ser revitalizado com a realização de eventos para a comunidade usufruir. como artista da região, convido outros artistas para reunirmos as forças e sugerirmos eventos para promover o enriquecimento do parque CEMUCAM.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de reclamar da administração do Parque Cemucam sobre o Barulho, acampamento, som alto até altas horas da madrugada nos feriados prolongados de 18 a 21 de abril onde todos os condomínios da região, onde é exclusivamente residencial teve que conviver com esse inferno. Isso é um absurdo!! Se não é com vocês que tenho que reclamar a quem posso encaminhar a minha reclamação e abaixo assinado que tenho em mãos ???? Porque vai ser impossível, conviver com esse som e bagunça , afinal mudei para cá para ter sossego e qualidade de vida. Gostaria de saber quem autorizou esse tipo de evento num parque de reserva florestal preservado e onde tem inúmeras espécies que tem que conviver com isso.
    Vou atrás dos meus direitos ...aguardo uma resposta dos órgãos competentes no meu email urgentemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inicialmente, obrigado por nos contatar Márcia. Em atenção ao seu comentário, conforme consta da nossa "home page", somos um site privado, sem vinculação com qualquer administração pública. Portanto sugerimos procurar diretamente o Diretor do Depave - Departamento de Parques e Áreas Verdes da PMSP, Sr. Carlos Cavalcanti de Araújo,
      Rua do Paraíso, 387 - Fone: 3141-1064, São Paulo - SP. Abs

      Excluir
    2. na moral que exagero por parte dessa mulher, vc merece o osca de mais dramática!!!!! pelo oque vc disse isso aconteceu uma unica vez, e a forma que foi descrito ate parece que o povo tava matando os animais com um tipo de som radioativo, mano que drama serio.

      Excluir
  4. Bom dia! Preciso de um e-mail para contato. Gostaria de estar fazendo o aniversário do meu filho de 1 ano no Parque e gostaria de saber como funciona.

    ResponderExcluir
  5. Em atenção ao seu comentário, conforme consta da nossa "home page", somos um site privado, sem vinculação com qualquer administração pública. Desconhecemos e-mail da administração. Sugerimos ligar para o telefone de contato que consta do box acima. Abs

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente esta com a grama muito alta falta manutenção, da medo de fazer caminhadas la dentro do parque esta abandonado.

    ResponderExcluir
  7. Putativa a céu aberto, abandonado.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde alguem sabe informar se no parque tem como alugar bicicletas?

    ResponderExcluir
  9. sim tem um pessoal que loca ao lado de fora

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente amo esse lugar. Para quem é de Cotia, é nossa unica opção de lazer.

    ResponderExcluir
  11. Olá gostaria de saber se vcs sabem o valor para aluguel de bike
    E qual.o tamanho do cachorro que pode estar levando

    ResponderExcluir
  12. Parque muito bonito que pena que não cheguei a vê as coisa bonitas que tem lá

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se é possível ir ao Cemucam com um grupo de 60 pessoas e se é necessário reservar o uso da churrasqueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugerimos contatar por telefone a administração do local, que consta no box da postagem, para orientação. Abs

      Excluir
  14. Fui com minha família muito bom lugar calmo andei de bicicleta conheci todo o parque eu recomendo na próxima vou fazer churrasco e ainda levar meus cachorros

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita saudades daí, morei neste lugar meu marido Alcides Trabalhou muitos anos nesse Camping
    Morei anos aí, meu esposo aposentou e tivemos que sair. Muitos churrascos e Show de artistas, Tempo bom e maravilhoso. Abraços aos Coordenadores, Ne chamo Beth.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!
    Queria ressaltar que o site precisa de atualizações referente as fotos, pois o parque está em decadência, não tenho outras palavras para descrever, estiver recentemente no parque e está completamente abandonado, os matos em altitude que chega até o joelho e acaba ficando um ambiente péssimo para estar. Tenho saudades de quando ele era realmente como aparenta as imagens.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site