quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Parque Alfredo Volpi em São Paulo


O Parque Alfredo Volpi  situa-se na Rua Eng. Oscar Americano, 480 no bairro do Morumbi , tendo sido inaugurado em 27/04/1971. Anteriormente denominado Parque Morumbi, foi criado visando a preservação ambiental de uma área remanescente de mata original do Planalto Paulista (Atlântica). O projeto paisagístico foi elaborado por Rosa Grena Kliass com colaboração do arquiteto Carlos Welker e do botânico Helmut Schlik, responsável pelo levantamento florístico da área. Seu nome atual – Alfredo Volpi - é uma homenagem a um dos mais conceituados pintores brasileiros. É o parque com a maior biodiversidade em zona urbana da cidade de São Paulo.

Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
(11) 3031-7052   
Localização:
Av. Eng. Oscar Americano, 480, Morumbi
Ver no mapa
Avaliação geral do parque (0 a 5) é 3,3.

Várias linhas  de ônibus servem o parque, entre as quais a 5118-10 - Term. João Dias - Lgo. São Francisco, 5119-10 - Term. Capelinha - Lgo. São Francisco, 5119-21 - Term. Capelinha - Itaim Bibi, 6291-10 - Inocoop Campo Limpo - Term. Bandeira e 647A-10 - Valo Velho - Pinheiros e 775F-10 - Jd. das Palmas - Hosp. das Clínicas. 
Para saber outros números de linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
Para ir de carro, clique em "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro.

Há um bom estacionamento interno ao parque para veículos, que é gratuito.

O parque tem uma área total de 142.432 m2. São 115.189 m2 de mata atlântica remanescente, representados por magníficos espécimes arbóreos característicos de mata primária, como o jequitibá, o passuaré e o jerivá, e de espécies indicadoras do processo sucessional como a embaúba e o tapiá-guaçú. Por sua diversidade vegetal, entrecortada por várias nascentes d’água e lagos que formam um ambiente favorável ao abrigo e à vida de aves e outros animais, trata-se de uma importante reserva ecológica encravada na área urbana da cidade.

No parque foram identificadas 5 espécies diferentes de pica-paus, 2 de martim-pescador e a presença de beija-flores, gaviões e corujas. Além disso, é comum a presença de aves migratórias, como o irerê, a garça-branca e a garça-grande, e também de aves ornamentais como gansos e marrecos, atraídas pelos peixes (carpas e tilápias) que habitam os lagos existentes no parque. Um grupo de tucanos-de-bico-verde, costuma fazer seu ninho em ocos de árvores. Podem ainda ser observados mamíferos, como o bicho preguiça, sagüis com filhotes, caxinguelês e gambás; e répteis como pequenos lagartos e cobras não venenosas (dormideira e falsa coral).

Para os visitantes e frequentadores do parque é um privilégio desfrutar de uma área ecológica de tamanha diversidade de fauna e flora, no núcleo da cidade de São Paulo, onde pode-se unir o lazer, uma boa infraestrutura e paisagens de fazer qualquer um refletir em como é bom estar em contato com a natureza, como se estivesse totalmente fora da metrópole".

Percorremos, inicialmente, o parque em 18/02/2012, que foi sábado de Carnaval e, por isso, estava meio vazio. Recentemente foram introduzidas algumas melhorias como novos equipamentos para exercícios físicos ao ar livre e para as crianças. O parque está bem cuidado, embora devido às chuvas deste verão suas trilhas estejam com um pouco de barro e algo escorregadiças. Essas trilhas, por sinal, são de grau médio a difícil (têm subidas e descidas acentuadas em parte delas) para caminhar/correr, exigindo um mínimo de preparo físico. No entanto o primeiro anel externo pode ser feito sem muito esforço. Ao lado do parque, também em local muito agradável, fica a Paróquia de São Pedro e São Paulo, onde se realizam missas e cerimônias católicas diversas (casamentos, batizados, etc...).

Informações gerais sobre o parque podem ser obtidas no telefone da administração (11) 3031-7052.

Vejam a seguir, fotos feitas no local nos dias das visitas.
















































4 comentários:

  1. O telefone do parque não atende. Já liguei várias vezes.
    Tem outro número ou e-mail?
    Queria saber se eles recebem produtos eletrônicos que não uso mais. A prefeitura disse que sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugerimos contatar a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo na Rua do Paraíso, 387, Fone: (11) 5187-0341, que, acreditamos, pode auxiliá-lo/orientá-lo no que precisa.

      Excluir
  2. Bom dia, o parque está aberto ao público?

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site